Neto Evangelista promove ação de conscientização sobre lei antifogos…

Parlamentar tem levado às comunidades de São Luís e do Maranhão a cabine de simulação, que mostra ás pessoas comuns como autistas, idosos e animais domésticos ouvem os fogos soltados em comícios eleitorais, shows e festas populares; candidato ao governo em campanha sem fogos, senador  Weverton Rocha também usou a cabine

 

Neto e Weverton conversaram com populares no parquinho da Litorânea sobre a importância de evitar soltura de fogos de artifícios

 

O candidato a governador do Maranhão, Weverton Rocha, participou da ação de conscientização da lei antifogos, de n° 11.805/2022, de autoria do deputado estadual Neto Evangelista (União Brasil). A lei proíbe a soltura de fogos de artifício acima de 100dB em benefício de animais e pessoas com sensibilidade auditiva como autistas e idosos.

A cabine de simulação já percorreu alguns bairros de São Luís e tem o objetivo de convidar populares para ouvirem o barulho dos fogos do jeito que as pessoas de sensibilidade auditiva escutam.

“Precisamos conscientizar a população sobre a importância de não soltar fogos com ruídos. A lei já está em vigor e será regulamentada em menos de 90 dias pelo poder executivo. A infração da lei está sujeito a multa que será repassada ao Fundo Estadual de Saúde”, explicou Neto Evangelista. 

Weverton também testou a cabine de simulação, para sentir na pele os efeitos que os fogos causam em autistas e animais domésticos

Animais e pessoas com sensibilidade auditiva, quando expostos ao barulho de artefatos pirotécnicos, sentem medo, pânico e podem ter reações descontroladas que podem levá-las à morte.

“Vim conhecer de perto a importância da ação de conscientização da lei antifogos. Uma lei importante, que já aderimos em nossa campanha. Tive a oportunidade de entrar na cabine e experimentar a sensação que as pessoas com sensibilidade auditiva tem com o barulho dos fogos. Parabenizo Neto pelo trabalho, e no nosso governo estaremos juntos por essa causa tão importante”, disse Weverton. 

A multa para quem infringir a lei será no valor de R$ 4.284,00 à R$ 21.504,00, conforme a quantidade de fogos utilizados, o valor será dobrado caso a infração seja cometida num período inferior a 30 dias.

Marco Aurélio D'Eça