Empresa que fornece o material esportivo da CBF decidiu iniciar campanha para resgatar as cores do país no uniforme canarinho, que vinha sendo usado indevidamente como símbolo de patriotismo – e do “nós contra eles” – por aliados do presidente Jair Bolsonaro
A Nike, empresa americana de material esportivo que fornece o uniforme da Seleção Brasileira, decidiu proibir oficialmente gravações de nomes de políticos ou frases relativas a este ou aquele candidato presidencial nas novas camisas, que serão usadas na copa do mundo do Qatar.
O objetivo é resgatar as cores do Brasil – verde, azul e amarelo – que vinham sendo usadas desde 2018, indevidamente, como símbolo de patriotismo por partidários do presidente Jair Bolsonaro (PL).
A apropriação indevida das cores do uniforme levaram a Nike e a Confederação Brasileira de Futebol a iniciar uma campanha de mídia incentivando a população a usar a camisa, não como símbolo de uma ideologia, mas como cor da pátria, representada na seleção durante a copa.
De acordo com a influencer digital e pesquisadora de moda Anne Rebecca D’Eça, os novos uniformes da seleção, que ressaltam a onça pintada, símbolo maior da fauna brasileira, começaram a ser vendidas há uma semana; e a camisa azul esgotou antes da amarela, pela resistência ao uso da cor apropriada pelo Bolsonarismo.
– Depois de as cores da bandeira terem sido apropriadas por um partido político, a camisa estava em um péssimo momento: ninguém queria ser confundido com bolsominion (o que é completamente válido) – explica Rebecca D’Eça, em seu perfil no instagram @annerebecca .
O blog Marco Aurélio D’Eça abordou o tema das cores nacionais logo após as manifestações do dia 11 de agosto, no post “O resgate das cores do Brasil…”.
Segundo a Nike, a proibição de termos a serem gravados nas camisas oficiais são revisados periodicamente, o que visa preservar o símbolo e as cores brasileiras.
– A Nike, como descrito na própria página, não permite customizações com palavras que possam conter qualquer cunho religioso, político, racista ou mesmo palavrões. Este sistema é atualizado periodicamente visando a cobrir o maior número de palavras possíveis que se encaixem nesta regra – diz o documento da fabricante da camisa canarinho. (Saiba mais aqui)
O que vai ajudar também na despolitização das cores do Brasil, sobretudo da bandeira e das camisas da seleção, é o fato de que a Copa do Qatar ocorrerá depois das eleições, com o Brasil já sabendo quem será seu novo presidente.
E a decisão do brasileiro nas urnas pode levar toda a população a vestir-se, com orgulho, para torcer pelo Brasil.
Na copa e na política…
Então é crime utilizar as cores da bandeira e ser patriota?
A esquerda sempre rejeitou os simbolos nacionais. A esquerda sempre rejeitou as cores da bandeira. A esquerda sempre idolatrou o vermelho e os idolos comunistas estrangeiros.
Esse movimento não quer resgatar nada. Eles quererem é o voto. Querem esconder o vermelho.
Cara tu além de BABACA és um idiota…o Patriotismo RENASCEU com o presidente BOLSONARO…temos ORGULHO DO NOSSO VERDE E AMARELO…. BLOGUEIRO BOSTA , INSIGNIFICANTE.
É postagem imbecil ou idiota que fala? Falta de assunto ou quer passar vergonha?
Verde e amarelo é símbolo de patriotismo sim. E não propriedade da seleção ou da Nike. Que matéria jornalística mais sem pé nem cabeça.
Que matéria infeliz… Pois eu uso camisa da Nike e depois de comprada, faço o uso que me convier. Aliás, quem falou que ela é detentora e guardiã das cores da bandeira do meu Pais? É muita falta de noção… Vendo esse tipo de matéria, dá vontade de torcer pro LULA voltar, só pra ver se ele teria coragem de regular a imprensa e a mídia como ele vem propalando… kkkkk
Jornalismo abaixo do marrom. O desespero bateu. A nike proíbiu qualquer nome de político, principalmente de luladrão. O motivo de jair bolsonaro ter usado amarelo e verde é o mesmo que faz os americanos hastearem a bandeira deles por todo país, patriotismo (talvez tu não sabes o que é isso).
Agora, se os infelizes dos esquerdopatas se vestiam de vermelho da cabeça aos pés e desfraldavam bandeiras escarlates e agora querem reverter isto querendo mostrar o que não são, é outro problema. Ficam parecendo o personagem de chico anysio haroldo querendo ser homem na marra, mas a força gay era maior que tudo.
E bela referência: uma merda de pseudo-influenciadora que odeia bolsonaro.
FALOU tudo , meu nobre BRASILEIRO ORGULHOSO DO SEU PAIS , Ananias… PARABÉNS !!! ESSE BLOGUEIRO NÃO PASSA DE UM HIPÓCRITA, SEM NOÇÃO E SEM ORGULHO DO PAIS Q INFELIZMENTE NASCEU… Blogueiro BABACA.
Então quer dizer que essa empresa tem domínio sobres as cores que são marcas da nossa bandeira?
Deveria estar agradecida por vender tanto, até fora de época de competição vende muito.
Onde nosso país irá parar?