Pela primeira vez na história das eleições maranhenses, um candidato sem apoio do Palácio dos Leões consegue dividir o eleitorado dos 10 maiores municípios, o que representa importante marco no processo eleitoral
Ensaio
O senador Weverton Rocha (PDT) deve chegar às convenções de agosto com apoio em pelo menos 100 prefeituras maranhenses; e já conseguiu fechar ou está encaminhando alianças em cinco dos 10 maiores colégios eleitorais.
É a primeira vez na história das eleições que um candidato não apoiado pelo Palácio dos Leões consegue dividir o total de prefeitos.
Dentre os maiores municípios, Weverton está presente nos quatro primeiros: São Luís, Imperatriz, Timon e São José de Ribamar, cujo prefeito Julinho Matos (PL) o recebe na noite desta quarta-feira, 8, em forte evento de pré-campanha.
Além disso, ele tem o apoio de Balsas, dividindo pela metade o total das principais prefeituras.
Mesmo nos colégios eleitorais em que seu principal adversário, o governador-tampão Carlos Brandão (PSB), tem o apoio dos prefeitos, Weverton, mesmo assim, mantém-se consolidado na liderança.
É o caso, por exemplo, de Caxias, Codó e Açailândia, quinto, sexto e sétimo colégios, respectivamente.
O senador do PDT se mantém consolidado também em Paço do Lumiar e Bacabal, fechando os 10 maiores colégios eleitorais maranhenses.
O reflexo dessa polarização com o Palácio dos Leões se vê nas pesquisas de intenção de votos, que mostram um acirramento entre o candidato palaciano e o candidato que aglutina o maior número de prefeitos.
E é por isso que, a menos de 120 dias do pleito, a eleição está como está…