Institutos Exata e Escutec divulgaram seus números neste domingo, cada um com um postulante à frente, mas ambos em condição de empate técnico; demais adversários ainda distantes da briga pelo segundo turno
As pesquisas dos Institutos Exata e Escutec, divulgadas neste domingo, 1º, mostram que a disputa pelo Governo do Estado está mesmo polarizada entre o senador Weverton Rocha (PDT) e o governador-tampão Carlos Brandão (PSB).
A exata diz que Weverton está à frente, com 22%, seguido colado por Brandão, que registra 21%.
Já a Escutec aponta Brandão à frente, com 24%, seguido por Weverton com 20%.
A leitura correta destes números devem dizer que, tanto Weverton quanto Brandão estão hoje num patamar entre 20% e 25%, levando em consideração a margem de erro de cada pesquisa.
Independentemente do conceito ou da metodologia usada por cada um dos levantamentos, os números mostram duas verdades:
1 – o senador Weverton está consolidado na casa dos 20% dos votos, ainda que não tenha avançado, mesmo em pré-campanha desde os primeiros números;
2 – Brandão ainda não conseguiu usufruir da força da máquina e most5ra pouca popularidade para quem está sentada na cadeira de governador.
Outro dado importante das duas pesquisas é que os demais candidatos – Edivaldo Júnior (PSD), Lahésio Bonfim (PSC), Roberto Rocha (PTB) e Josimar de Maranhãozinho ainda não conseguiram consistência para brigar por uma das vagas no segundo turno.
Como a tendência é que tanto Roberto Rocha quanto Josimar deixem a disputa, um novo levantamento, provavelmente no fim de maio, faz-se obrigatório para medir o impacto destas mudanças.
As pesquisas foram registradas na Justiça Eleitoral…
Marcos,
Vamos ser justos: Em 2021, Brandão, não passava de 12% e Weverton, chegava a 25%, no cenário sem Roseana.