Catarse coletiva, que parecia refreada pela circunstâncias políticas, explodiu em São Luís e no interior na tarde desta sexta-feira, 29, após o senador do PDT afirmar, finalmente, que o seu grupo não votará no ex-governador comunista para o Senado
Análise da notícia
Uma explosão de comentários nas redes sociais, em blogs e na imprensa de modo geral, ganhou a internet nesta sexta-feira, 29, após o senador Weverton Rocha (PDT) declarar que ele e o seu grupo não mais votarão no ex-governador Flávio Dino (PSB) para senador da República.
A decisão de Weverton se deu após sucessivos ataques do próprio Flávio Dino a ele – com pressões contra aliados, cooptação de apoios e tentativas de tirá-lo da disputa pelo governo.
– Nós não vamos votar no Flávio Dino, depois e tudo o que ele fez, até de forma agressiva – disse Weverton, em entrevista ao podcast “Sai da Lama”, de Caixas.
Os comentários nas redes sociais foram os mais positivos em favor de Weverton, muitos ressaltando que há tempos ele já deveria ter-se afastado do governador comunista.
A relação de Dino e Weverton vem azedando desde quando o governador decidiu quebrar os princípios de sua aliança com o senador em favor do seu projeto pessoal de poder.
Mesmo depois de impor critérios aos pré-candidatos de sua base – atendidos apenas pelo próprio Weverton – Flávio Dino decidiu, em novembro de 2021, anunciar o seu então vice, Carlos Brandão (PSB), como sua “escolha pessoal” para disputar o governo.
Em janeiro, Dino reafirmou sua escolha, após tentar convencer Weverton, que não desistiu de sua candidatura.
Mesmo diante da posição pessoal de Flávio Dino, Weverton, por lealdade à aliança formada em 2014 com a nova política, decidiu manter Dino como seu candidato – e do seu grupo – ao Senado; e trabalhou com esta possibilidade desde então, mesmo sofrendo intensa pressão de aliados para tomar outra atitude.
Mas Dino não respeitou sequer a posição diplomática de Weverton e empreendeu verdadeira perseguição ao aliado, com uso da máquina do governo para comprar aliados, manipulação de pesquisas e uso aberto de setores da imprensa, muitos dos quais ele próprio condenava até o ano passado.
Nos últimos dias, o ex-governador repassou ao secretário de Comunicação do governo-tampão de Carlos Brandão (PSB), Ricardo Capelli – seu homem de confiança – a tarefa de atacar Weverton nas redes sociais.
Foi a gota d’água.
Diante da pressão de aliados políticos e lideranças de todo o estado, Weverton decidiu abrir mão de sua opção por Flávio Dino para o Senado; e vai escolher até as convenções um novo candidato a senador para o seu grupo.
A pancada abalou as estruturas do Palácio dos Leões, que ainda tenta reagir.
Mas a decisão já está tomada…
“empreendeu verdadeira perseguição ao aliado, com uso da máquina do governo para comprar aliados, manipulação de pesquisas e uso aberto de setores da imprensa, muitos dos quais ele próprio condenava até o ano passado”. Sério, tudo isso,de uns dias pra cá, só lamento vocês da imprensa esconderem durante 7 anos essas atitudes que fazem parte do carácter do Sr. Flávio Dino e não é de hoje nem de uns dias pra cá.
Resp.: Meu blog tem 16 anos e é o mais antigo em atividade no Maranhão, meu caro. Se você o acompanha há pelo menos oito anos, saberá que a crítica a Flávio Dino é uma tônica neste blog desde o seu início. Simplesmente por que não acredito no comunista.
Estava decidido votar em Laesio Bonfim, mas com a atitude determinada e corajosa de Weverton, agora tem meu voto tbem…
Não, júnior, por favor, mantenha seu voto no Dr. Laésio Bonfim. Pois, dois candidatos representam a continuidade do que nós tivemos aqui nos últimos 16 anos, são eles: Brandão e Weverton.
AGORA SIM!
VOU REPENSAR MEU VOTO.
VELEU WEVERTON
Para melhor agora larga o ladrão lula.
Não vai largar, não vai largar,o ideal é o eleitor, largar e deixar de lado políticos que insistem em nos fazer de idiotas.
Uma boa noite Nobre e contundente nos fatos politiqueiros do maranhon, Marco Aurélio D’eca!, e em decorrência da tomada de posicionamento do senador “weverton Rocha” atitude ou posicionamento esse teve que se dá empiricamente pelo espectro da covardia, da insensatez do ex-governador ambicioso e presunçoso, “Flávio Dino ” é que o também político ambicioso e presunçoso “Weverton Rocha” se viu obrigado à tomar a tal decisão de romper oportunamente com o “todo dito poderoso” , “Flavio Dinhoso”. Mais pra mim, isso não é e não será pra mim nenhuma novidade, visto que o próprio também senador “Roberto Rochedo” também percebeu muito antes do Senador “Weverton Rochedo” o quão é pernicioso o ex- governador, “Flávio Dinhoso”. Pela primeira vez que eu tive o desprazer de ter visto e percebido quem de fato é o “Flávio Dinhoso” eu em particular, me busquei o evitá-lo, isso tudo pelo fato de ele se mostrar pra mim, o quante ele se evidenciava mais uma grandiosa força política na cearar politiqueira do fadado sofrenciones MARANHON!!!!
UM FORTE ABRAÇO MARCO AURÉLIO D’ECA!!!!!!
Podem apostar,caso Brandão vá ao segundo turno, lá estará Weverton declarando seu apoio ao por enquanto”adversário”, caso, seja o Weverton a ir ao segundo turno, lá veremos o Brandão o Dino e toda corja declarando apoio ao por enquanto”traidor”. O ideal,a melhor opção para o Maranhão seria nenhum dos dois chegar ao segundo turno e de quebra Dino não ser eleito senador. Se isso chegar a acontecer, será um milagre de Deus, maior do que a eleição do Presidente Bolsonaro em 2018. Olha por nós Senhor Jesus e age,por teu amor e por tua misericórdia.
Agora sim tem meu voto, sempre votei em Ciro, sou de esquerda, porém jamais daria para vota em dino ou quem for da base dele pelos estrago que ele fez no maranhão, Dino é tão ruim para o maranhão quanto Bolsonaro é para o Brasil… falta agora só lançar um candidato bom para senador, pq vota em Roberto Rocha (bolsonarista) é impossível tbm. Ciro presidente, Weverton Governador, ????? para senador
Carlos,se o Ciro é tão bom assim, porque nem o próprio Weverton que é do mesmo partido pede votos pra ele? Weverton prefere tirar foto ao lado de um ladrão, corrupto,lavador de dinheiro, condenado em três instâncias que deveria estar cumprindo pena,do que aparecer com Ciro. Weverton,se eleito, só dará continuidade à mesma forma de governo do Flávio Dino, pois, assim como vc os dois também são ou se declaram ser de esquerda.