Levantamento do Instituto DataIlha no Maranhão mostrou que, depois da TV, a população busca informações sobre o assunto em páginas pessoais de jornalistas ou portais de notícias, que ficam à frente das redes sociais, do rádio e de jornais impressos
Os portais de notícia e os blogs jornalísticos – como o blog Marco Aurélio D’Eça – representam o segundo canal de informação mais buscado pelo cidadão quando o assunto é política.
Estes meios só perdem para a TV em termos de confiança, segundo pesquisa do Instituto DataIlha, divulgada nesta semana.
Com 14,2% de preferência, os blogs ficam à frente de todas as redes sociais – Instagram, Facebook, Twitter, WhatsApp – do rádio e dos jornais impressos.
Principal canal de informação, a TV tem 47,2% de preferência.
A pesquisa Exata joga uma lata d’água nas tentativas dos meios tradicionais de informação – TV, rádio, jornal – de descredibilizar a informação de blogs e portais, canais com maior ascensão popular no mundo moderno.
Ao blog Marco Aurélio D’Eça a pesquisa só estimula a manter-se sempre a analisar os fatos e a influenciar o processo político maranhense, vocação principal da página, muito mais do que apenas informar.