Presidente da Câmara Municipal de São Luís é um dos símbolos da ascensão dos jovens políticos que chegaram ao partido a partir da renovação experimentada após a morte do ex-governador Jackson Lago
O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho é o maior símbolo da nova geração do PDT nestas eleições de 2022.
O vereador, de perfil diplomático e magistrado, saiu fortalecido do episódio envolvendo a base do governo Eduardo Braide (sem partido) e a oposição, pelo comando da cadeira que ora ocupa na Casa.
Conciliador, garantiu, após desistência do colega Gutemberg Araújo (PSC), a tranquilidade institucional que ajudou a repetir com o comunista Paulo Victor o mesmo que ocorreu em suas duas vitórias ao comando da Casa, quando foi eleito e reeleito, por unanimidade.
Pré-candidato a deputado estadual, Osmar Filho representa a renovação pedetista e o grupo que chegou ao poder no partido a partir da ascensão do senador Weverton Rocha – que hoje é representado, além dele, também pelos vereadores Raimundo Penha e Nato Júnior, dentre outros em todo o estado.
A renovação no PDT começou a ser efetivada após a morte do ex-governador Jackson Lago, em 2011, quando nenhuma das antigas lideranças do partido mostrou-se capaz de seguir o legado de seu principal símbolo político, que marcou a história partidária desde a sua fundação.
Hoje, boa parte destas antigas lideranças estão no ostracismo, enquanto Osmar Filho segue com amplas chances de chegar à Assembleia Legislativa.
E o PDT mantém-se como partido com forte expressão no Maranhão…