1

Carlos Brandão terá o governo da volta ao passado…

De Luiz Fernando Silva a Aderson Lago, passando por José Reinaldo Tavares e Julião Amin, vice-governador traz de volta à cena figuras que já estavam aposentadas da política, em uma gestão totalmente diferente da pensada pelo próprio Flávio Dino em 2014

 

Brandão com Flávio Dino ao lado de José Reinaldo, maior símbolo do retorno ao passado do governo-tampão

Ensaio

O governo-tampão de Carlos Brandão (PSB), que começa neste sábado, 2, será uma espécie de volta ao passado na política do Maranhão. 

O próprio vice-governador é uma figura de outros tempos, representante da tradicional política coronelista do sertão maranhense, que o ainda governador Flávio Dino (PSB) prometeu “varrer da política” nas eleições de 2014.

E de fato varreu, mas apenas por uns tempos.

O que se vê ressurgir no cenário político maranhense a partir da perspectiva de ascensão de Brandão são tipos como os ex-deputados Aderson Lago e Julião Amin, o ex-prefeito de Ribamar, Luiz Fernando Silva, e o ex-governador José Reinaldo Tavares, para ficar apenas em alguns nomes.

Todos eles – alguns há anos – já estavam de pijama em suas casas, aposentados da política.

E todos viveram em uma outra época da política, já desfocada na atual conjuntura.

Mas são com estas personagens que Brandão mantém relação desde sempre; natural que queira estar com eles no governo.

O futuro governador-tampão não tem relação não conhece e sequer sabe o nome de algumas das jovens lideranças surgidas a partir da vitória do próprio Flávio Dino.

Tanto que errou o nome de um dos expoentes do PSB nacional – o prefeito de Recife João Campos – e até o do atual presidente do PT maranhense, Francimar Melo.

O tipo de política pensada e praticada por Carlos Brandão é diferente da exercida por lideranças como os senadores Eliziane Gama (Cidadania) e Weverton Rocha (PDT), o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (sem partido), e os também pré-candidatos Edivaldo Júnior (PSD) e Dr. Lahésio Bonfim (PTB).

É uma política diferente até mesmo da de alguns dos seus próprios aliados, como os deputados estaduais Duarte Júnior (PSB) e Dr. Yglésio (sem partido), e o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (PRB).

Carlos Brandão exercerá, portanto, um governo da vota ao passado, em práticas, costumes e ações.

Será bom para o Maranhão?!?

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

  1. Amigo,quem envelhece é o tempo e o corpo ,mas a mente continua viva. Uma vez perguntaram ao Pelé se ele ainda teria condições de jogar mais alguns anos nos EUA. Ele disse:quem deve correr é a bola não ele. Para bons entendedores poucas palavras bastão.

Comments are closed.