Em nota divulgada nesta segunda-feira, 14, grupo Jornal Pequeno diz que foram realizadas 72 entrevistas na região Sul, mas informadas “equivocadamente” 317 à Justiça Eleitoral; o instituto garante, no entanto, que os resultados estão “absolutamente corretos”
O Grupo Jornal Pequeno, que controla o Instituto JPesquisas, encaminhou nota ao blog Marco Aurélio D’Eça na qual admite “erro de digitação” na pesquisa divulgada domingo, que colocou, pela primeira vez, o vice-governador Carlos Brandão à frente da disputa pelo Governo do Estado.
– Na verdade, houve um erro de digitação em documento isolado – disse o JPesquisas.
De acordo com o JP foram informados 317 entrevistas na região Sul do estado, mas realizadas apenas 72; o grupo garante que “o erro é absolutamente sanável e será informado pelas vias legais ao TSE”.
A pesquisa do JP apontou Brandão com 23% das intenções de votos, três pontos percentuais à frente do senador Weverton Rocha (PDT), que aparece com 20%.
Já na segunda-feira, blogs e portais de notícias divulgaram que houve “enxerto” de quase 15% nos relatórios encaminhados ao TRE depois de a pesquisa já ter sido realizada; segundo o blog Maramais, “a pesquisa acrescentou 244 formulários além do informado ao Tribunal Regional Eleitoral”.
Os esclarecimentos do JPesquisas foram divulgados no blog O Informante, também ligado ao grupo.
– O importante é que o banco de dados está correto. As 1600- entrevistas validadas estão à disposição de quem interessar possa, conforme a resolução vigente – garante o blog. (saiba mais aqui)
O “erro de digitação” da JPesquisas teve forte repercussão na mídia…