Dados da Quaest Consultoria mostram que 26% do eleitorado brasileiro prefere votar em um candidato diferente do petista e do atual presidente, dado reforçado pelos índices de 52% de indecisos na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes de candidatos
Pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 12, a primeira sobre a corrida presidencial registrada na Justiça Eleitoral, mostra que 26% do eleitorado brasileiro prefere votar em um nome que não seja nem o do presidente Jair Bolsonaro (PL), nem o do ex-presidente Lula (PT).
Isso significa que 1/4 do eleitorado não quer nem Lula nem Bolsonaro no comando do país.
Esse dado é reforçado na pesquisa espontânea – quando os nomes dos candidatos não são apresentados – em que 52% dos entrevistados estão indecisos, índice superior ao registrado em Lula.
Nos números estimulados, Bolsonaro tem rejeição de 66% dos entrevistados, contra 43% de Lula.
Mas quando os pré-candidatos são apresentados, o eleitorado manifesta-se majoritariamente em favor do petista, que venceria em primeiro turno, caso a eleição fosse hoje.
Ele também derrotaria todos os adversários em um confronto direto de segundo turno.
A Quaest entrevistou duas mil pessoas em todo país. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.
O registro na Justiça Eleitoral foi feito sob o número BR-00075/2022.