Oferecida ao governador Flávio Dino apenas pelo fato de ter sido ocupada pelo seu pai, o intelectual Sálvio Dino, a cadeira número 32 será posta em disputa na próxima quinta-feira, 21; no páreo está também o renomado escritor Antonio Guimarães de Oliveira
O governador Flávio Dino (PSB) resolveu tentar impor seu nome como membro da Academia Maranhense de Letras, querendo ocupar a cadeira de número 32.
E o argumento é um só: a vaga era do seu pai, o reconhecido escritor e poeta Sálvio Dino.
Na verdade, o movimento para fazer Dino imortal surgiu na própria AML, logo após a morte do seu pai, em 2020, segundo revelou o jornalista Pergentino Holanda em sua coluna no jornal O EstadoMaranhão.
Na tentativa de tornar a vaga na AML uma espécie de herança familiar, a Casa acaba por estuprar intelectualmente os imortais maranhenses, uma vez que – embora com amplos conhecimentos técnicos na área jurídica – Flávio Dino nunca teve qualquer tipo de militância ou produção intelectual que justifique sua “imortalidade”.
Sobretudo por que também concorre à vaga o escritor respeitado no mundo intelectual, Antonio Guimarães de Oliveira.
– Sobre Benedito Buzar, bom cidadão e grande historiador, porém acredito, sinceramente na força da literatura maranhense e seus grandes escritores. Acredito que não ocorrerá o “favor político”. Acredito na idoneidade de todos os acadêmicos e acadêmicas. Vamos aguardar o dia 21 de outubro… – desabafou Guimarães, em comentário no blog Marco Aurélio D’Eça.
O problema para Guimarães é que, desde o ano passado, os próprios membros da AML encabeçam o movimento pró-Dino.
Na sua tentativa de se tornar imortal, Flávio Dino submeteu-se, inclusive, a um encontro com o ex-presidente José Sarney – decano da AML e da Academia Brasileira de Letras, e, por mérito próprio, reconhecido internacionalmente como escritor.
Antonio Guimarães revela que, quando fez sua inscrição à cadeira 32, foi informado pela direção da Casa de Antônio Lobo que o governador Flávio Dino não iria concorrer e que o ex-presidente Sarney não iria se envolver em disputa literária. (Leia aqui a íntegra do comentário)
Mas Flávio Dino quer a influência do ex-presidente para convencer os prováveis futuros confrades.
A eleição na AML será na quinta-feira, 21…
Se a AML não der essa cadeira ao escritor e historiador Antonio Guimarães e der para Flávio Dino sem obra literária alguma, perderá sua total credibilidade no Maranhão, pois mostrará para todos que a política está acima das merecidas obras literárias da própria academia. Será vergonhoso, creio que os imortais não se rebaixarão a este nível de imoralidade.
Creio que caberá recurso em ouro “puxadinho”, e assim farei. Afinal, não me avisaram em tempo, que, estava aberta as inscrições para eleição na AML.
Assim como o herdeiro do imortal Salvio Dino este subscrevente possui pedigree não nas letras frias dos textos dos Alex’s Brasi’s da vida, mas na vivencia das feiras e mercados onde sempre militei, diferentemente do ainda governador do Maranhão que deveria saber que vaga de academia de letras não se impõe, conquista-se pelo seu cabedal intelecto.
Espera-se que a instituição AML, não permita manchar suas belas páginas, e sepultar em definitivo sua história tão bem escrita pelos seus verdadeiros imortais. Embora, alguns dos quais já haver sentado na cadeira principal do Palácio dos Leões, jamais outro pretendente ousaram “comprar” um assento na Academia Maranhense de Letras.
Vamos fazer campanha para MARCIO JERRY “O TATTO DA ILHA DA FANTASIA” como imortal da ALC – Academia de Letras de Colinas. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Mais qual é mesmo a obra literária do Flavio Dino pra que ele possa esta concorrendo a esta cadeira?
Digam-me qual a obra publicada por DINOSSAURO para sentar na cadeira nº 32 da AML? Até agora o que ele fez foi falir o maranhão.
Se Flávio Dino vier a perder a eleição para a Cadeira 32 da AML, o que estão dizendo que é muito provável, aposto que o Sarney ainda vai tirar de onda que não trabalhou uma palha pela eleição dele, assim como vai parabenizar o vencedor da eleição com todos os afagos camaleônicos do mundo. E aí quem vai ficar com a “cara de Nhô Zé” são os cupinchas dele da academia que votaram e trabalharam na surdina obedientemente para o governador. Só que todo mundo já sabe quem são eles.
O Professor Antônio Guimarães sem dúvidas é o mais indicado para oculpar a cadeira 32 da AML, acredito na seriedade e sensatez dos imortais – a cultura maranhense não pode ser curvar aos desejos da vaidade nem a arrogância política.
Abre-se uma vaga na Cadeira nº 32, da Academia Maranhense de Letras, conhecida no meio acadêmico como a “Casa de Antônio Lobo”. Pode-se dizer que é uma das maiores aspirações que uma pessoa pode ter, quando almeja ser uma das figuras proeminentes no mundo das Letras, no cenário brasileiro e aqui na terra dos grandes poetas e escritores, como Gonçalves Dias, Graça Aranha, Coelho Neto, Gonçalves Dias, Aluísio Azevedo, Artur Azevedo, Gentil Braga, Josué Montello, Ferreira Gullar, Nauro Machado, Maria Firmina dos Reis, Arlete Nogueira Machado e tantos outros que se notabilizaram na área literária. A cadeira de número 32 tem como patrono Joaquim Vespasiano Ramos (Caxias 1884 – Porto Velho 1916), uma das grandes figuras do nosso mundo literário. A Casa de Antônio Lobo, ao longo de sua história, vem recebendo literatos, sem a insígnia da hereditariedade e da política; sendo assim, aquele celeiro de intelectuais e figuras proeminentes da nossa literatura, não pode ser palco de disputas por referência política ou familiar. Aquela Casa tem que ser honrada por quem realmente tem cabedal literário para ocupar uma cadeira. O escritor, professor, poeta e pesquisador Antônio Guimarães de Oliveira tem esse cabedal; autor de uma vasta produção literária, como “Algodão no Mearim”, “O Parto da Insônia”, “Algodão: Ouro Branco”, “O Arquivista Acidental”, “A Fuga do Perfume”, “Artigos Diversos”, “Pêndulos & Fiéis”, “São Luís: Memória & Tempo”, “Pregoeiros & Casarões”, “Becos & Telhados”,” Adagas & Punhais”, e outros é um dos fortes candidatos à cadeira 32, da Academia Maranhense de Letras (AML) e a sua eleição irá honrar, sem sombras de dúvida, a Casa de Antônio Lobo.
Se Flávio Dino vier a perder a eleição para a Cadeira 32 da AML, o que estão dizendo que é muito provável, aposto que o Sarney ainda vai tirar de onda que não trabalhou uma palha pela eleição dele, assim como vai parabenizar o vencedor da eleição com todos os afagos camaleônicos do mundo. E aí quem vai ficar com a “cara de Nhô Zé” são os cupinchas dele da academia que votaram e trabalharam na surdina obedientemente para o governador. Só que todo mundo já sabe quem são eles.
São sinais dos tempos.
Na ABL, que méritos literários possuem a atriz Fernanda Montenegro e o cantor Gil para sagrarem-se imortais? E porquê Zélia Gattai, recebeu de espólio a vaga do seu falecido marido Jorge Amado?
Sou favorável ao ingresso na AML de Flávio e também do seu não menos inteligente, irmão Nicolau Dino.
Como tudo no Maranhão acaba sendo BEM DE HERANÇA, por quem se acha herdeiro disso ou daquilo, como vaga de desembargador, cargo político ou qualquer coisa que esteja em disputa e que traga algum status ou mesmo “eleve” seu pretendente a degrau que queira subir. Flávio Dino como escritor é excelente quebrador de pedras, sem querer desmerecer os quebradores. No mais, a AML jogará por terra sua história e dignidade se se dobrar a mais esse capricho do novo sinhozinho do Maranhão…
Antônio Guimarães, é professor, escritor e historiador Maranhense, com uma vasta obra literária publicada, é sem dúvida, merecedor em receber a indicação a AML, por ser competente e digno, da referida titulação!
FD age em tudo com barganhas políticas e da mesma forma que o PT destruiu o Brasil. O Maranhão está liquidado e tão cedo não irá se desvencilhar dessa criatura, pois a sucessão queiram ou não passa por ele. A melhor saída para os maranhenses é ele ser vice mesmo de Lula pra ambos perderem vergonhosamente em 2022.
Esse não pode ganhar. Em pouco tempo como fez com o Maranhão vai destruir a paz da AML, na rua da Paz. Falam que pretende levar em seguida para a academia nada menos que: ON e MJ. Não pode!
Grande Antônio, você estar no rumo certo. Nesse porto da AML, você me parece o marinheiro que sabe de onde está vindo e para onde quer ir. Boa travessia!
Meu caro Antônio Guimarães, soube e não acreditei, que vc está sendo importunado via telefone por babões de plantão pedindo encarecidamente para o amigo desistir de concorrer à Cadeira 32 da AML. Se verdadeiro, não desista nem que lhe ofereçam alguma vantagem. Se mantenha firme pois essa cadeira 32 é sua. Tenho absoluta certeza que a grande maioria dos acadêmicos da Casa de Antônio Lobo, no íntimo e em nome das nossas tradições, votará em você.
Você merece Antonio Guimarães De OLiveira Guimarães , foi um dos ecritores maranhense que mais escreveu nos últimos tempos, tendo suas obras reconhecida em todo Brasil, e até mundo afora!
A cadeira 32 será sua, pelos seus méritos e não por indicação ou qualquer outra forma!
Deus lhe abençoe!
Eu, assim como toda a sociedade maranhense acreditamos no potencial inovador do professor, historiador e grande escritor, ANTÔNIO GUIMARÃES para somar conhecimentos na Academia Maranhense de Letras. Espero que os nobres imirtais reconheçam o seu talento para ocupar a Cadeira no. 32. Guimarães merece a nossa confiança!!!
O que pouca gente sabe é que o comunista que quer porque quer ser imortal da nossa gloriosa Academia Maranhense de Letras (AML), só tem UM mísero livro publicado versando sobre Direito Ambiental em co-autoria com o irmão e um juiz federal maranhense lotado em Brasília – DF muito seu amigo, livro a qual se encontra hoje inclusive desatualizado. Não é, portanto, um literato. Já o historiador Antonio Guimarães Oliveira tem mais de duas dezenas de obras publicadas, a diferença aí é abissal vamos convir, senhores acadêmicos!
Só não sabe quem nao quer que essa criatura abominável e cheio de querer, ele devia querer fazer o que lhe autorizado pelo povo que elegeu, nao ficar com palhaçada. Ele merece é uma puda de arrame farpado.
Tenho acompanhado pelas redes sociais e
sinceramente não acredito que os acadêmicos irão se submeter a uma escolha que lhes possa torna.los pequenos.
Antonio Guimarães é um grande nome e certamente a AML saberá conduzir o processo.
A escolha para ocupar uma vaga na Academia Maranhense de Letras deve levar em consideração a trajetória e produção literária de um autor. Antonio Guimarães é conhecido por sua produção literária de impacto e renova, a cada obra, a tradição maranhense de produzir grandes escritores! É o nome perfeito para ocupar a cadeira da AML.
A Academia Maranhense de Letras é o segmento mais livre da nossa história, razão de expressivo orgulho do cidadao maranhense
Daí, recusar-me a aceitar que algum acadêmico manche sua história e da AML , adotando postura ou atitude que contrarie os tradicionais princípios e pilares que sempre nortearam a escolha de seus membros.
Acredito que o historiador Antônio Guimarães habilita-se, de modo meritório e inequívoco, à ocupação da cadeira 32. Essa é a escolha mais honrosa para nossa Academia Maranhense de Letras.
Antonio Guimarães é um dos grandes intelectuais brasileiros. Professor e escritor maranhense com imensa produção literária e histórica! Esse deve ser o critério para ocupar uma vaga na AML, e não política.
Isso é uma “VERGONHA”… Como é que pode a Academia aceitar sequer a candidatura de Dino, sendo ele um “corpo estranho”?
Antônio Guimarães de Oliveira é um professor da mais alta competência. O que o destaca dos seus eventuais adversários é a perene militância cultural. Quem, nas últimas décadas, se dedicou a contar a história de São Luís, do Maranhão e dos maranhenses. Esta eleição do próximo dia 21/10 poderá ser um divisor de águas para a Academia Maranhense de Letras. É bom lembrar a revolta do imortal José Nascimento Moraes Filho que tentou sair da Academia por conta da eleição de um governador que nunca tinha escrito um livro. Que o passado não se repita. Dignidade e independência senhores votantes.
Certamente o escritor Antonio Guimarães, tem todos os requisitos para ser empossado na cadeira 32, tem um vasto trabalho a disposição dos leitores!
Seria um ERRO irreparável se à AML indicasse o Sr. Dino para ocupar alguma cadeira na mesma. Um homem arrogante, inescrupuloso, asqueroso e que nao contribui e nao ira contribuir em nada…
Antônio Guimarães, grande referência de escritor e historiador do nosso estado, Maranhão. Nada mais justo que receber a indicação a AML, por mérito e competência.
Antônio Guimarães pela sua formação, pelas suas obras e trabalhos de educador formador ,além de uma grande figura humana é merecedor de ocupar está cadeira .