2

Sem vacina, pessoas entre 30 e 59 anos veem aumento de mortes em SLZ

Faixa etária que ficou na fila de espera para que as prioridades fossem atendidas pelas autoridades públicas teve forte crescimento nos óbitos desde que os mais velhos foram imunizados

 

As mortes por CoVID-19 na população com idade entre 50 e 59 anos aumentaram 80% no mês de abril, segundo dados dos cartórios de registro civil de São Luís.

Entre os que têm 30 e 39 anos, o percentual foi ainda maior, superando 90%.

Essas faixas etárias estão sem previsão de vacinação por causa do atendimento das chamadas prioridades; só ontem, a Prefeitura de São Luís anunciou o cadastramento de pessoas acima de 50 anos, mas ainda sem previsão de vacinação.

O aumento no número de óbitos entre os mais jovens ocorre diante da imunização dos mais velhos. A capital maranhense já vacinou – pelo menos com a primeira dose – adultos com idade acima de 60 anos, o que fez o vírus se proliferar entre os mais jovens.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), cruzados com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.

Em São Luís, a faixa etária que registrou o maior percentual de aumento em relação à média para a idade desde o início da pandemia foi a da população entre 30 e 39 anos, com crescimento percentual de 98% no número de óbitos em abril na comparação com o período que vai de março de 2020 a março de 2021.

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

  1. Como lembrou o Luis Cardoso, hoje faz um ano que a quadrilha dos governadores do nordeste(tudo de esquerda diga-se de passagem) sumiu com o dinheiro dos respiradores e ta todo mundo caladinho, inclusive o Bloguim, por que na hora de inventar mentiras sobre Bolsonaro ele sabe. Agora na hora de falar de corrupção dos bandidos de esquerda ele fica caladinho. Ainda diz que é jornalista graduado. Uma pinóia! Um pouquinho de bom carater não faz mau a ninguem. Mais pode aguardar que a PF vai chegar neles, ai eu quero ver o que os esquerdopatas vão dizer.

  2. Segundo os dados da SES na faixa etária de 30-39 morreram 304 pessoas do total de 7919 óbitos.
    Logo, essa notícia está um pouco distorcida, pois as mortes dessa faixa etária não representam nem 5% do total.
    Logo, fazer manchete de aumento de 98% significa dizer que ao invés de morrer 1 dessa faixa etária em cada 50 óbitos, passou a ser 2 em cada 50 óbitos., isto é, não muda nada no contexto geral da pandemia.

Comments are closed.