Ex-presidente tem sido procurado por pré-candidatos, senadores, deputados federais e até membros do Judiciário em busca de conselhos sobre como proceder no atual momento político brasileiro
Aos 91 anos recém-completados, sem mandato e aposentado da vida política, o ex-presidente José Sarney continua no centro do jogo de poder em Brasília.
Em menos de uma semana, ele foi procurado tanto pelo presidente Jair Bolsonaro quanto pelo ex-presidente Lula (PT), ambos candidatos a presidente em 2022.
Neste período de turbulência em Brasília, o ex-senador também tem sido buscado por senadores, deputados federais e até membros do Judiciário.
Ele é o principal conselheiro político de Brasília neste momento.
Pela postura conciliatória do ex-presidente, é pouco provável que ele faça gestos em prol de aliança do MDB com o beligerante Bolsonaro; mas o atual mandatário tenta, ao menos, minimizar os riscos da CPI da COVID, que tem o senador Renan Calheiros como relator.
A propósito, Calheiros também esteve com Sarney semana passada, logo após forte discurso na instalação dos trabalhos da comissão.
A relação de Sarney com Lula é mais orgânica e solidificada, embora os dois tenham se afastado após o impeachment de Dilma, em 2016. O candidato do PT quer aliança com o MDB.
De uma forma ou de outra, Sarney mostra que ainda é o principal líder político brasileiro.
Mesmo há anos sem mandato…
Os políticos do nosso estado,metidos a sabichões,precisam calçar as sandálias da humildade e aprender com os mais velhos e catedráticos. Independente de qualquer falatório bestial, que vier a surgir,quero dizer como maranhense que não existe atualmente no Brasil alguém como o nosso maranhense Sarney , com tamanho conhecimento sobre estratégica do jogo da política nesse país bagunçado. É uma pena que as novas gerações de políticos sofram com problemas de vista e acabam não tendo visão para ser um estadista.
E os pretendentes a cargo político em 2022 que se reaproximarem da velha guarda sarneysista, estarão é bem, só agrega.
E no mais pra quem não gostou ou mordeu a linha:
Keep Calm, and deixa de Recalque.