Com apoio do presidente da Câmara Municipal, prefeito de São Luís consegue viabilizar ações que põem a capital maranhense na vanguarda do tratamento contra a CoVID-19; e ambos ocupam espaços importantes como lideranças estaduais
A semana que passou trouxe para o protagonismo contra a COVID-19 dois personagens que, a princípio, nem estariam juntos – sobretudo na linha de frente contra a CoVID-19 – se os seus caminhos eleitorais não tivessem se cruzado em 2020.
À frente da Câmara Municipal, o vereador Osmar Filho (PDT) tem assumido um papel de liderança no apoio às ações pretendidas pelo prefeito Eduardo Braide (Podemos).
Além de viabilizar a aprovação, em regime de urgência e por unanimidade, do projeto que libera a compra de vacina pela prefeitura diretamente dos fabricantes – mesmo com a rotina da Câmara alterada pelas restrições da CoVID-19 – Osmar Filho já articulou também emenda coletiva para garantir a compra dos imunizantes.
– A vacina é a nossa gota de esperança, e foi sobre ela que conversei na manhã de hoje [ontem] com o prefeito Eduardo Braide. Discutimos as novas estratégias, plano municipal de imunização e demais temas relativos a nossa capital. Vivemos dias adversos, mas tenhamos fé que dias melhores estão por vir – comentou Osmar Filho, em suas redes sociais.
Curiosamente, Braide e Osmar Filho estavam em lados opostos nas eleições de 2020; mas o resultado do primeiro turno acabou por botar o presidente da Câmara ao lado do prefeito eleito.
E o resultado tem sido satisfatório política e administrativamente para São Luís.
O governador Flávio Dino tem tomado à frente natural das diretrizes contra a CoVID-19; mas precisa sobretudo de ações nos municípios, o que em São Luís encontra respaldo no prefeito e no presidente da Câmara.
Braide e Osmar são hoje referências importantes no combate à pandemia de coronavírus, com influência direta nas ações das demais prefeituras de estado.
E se tornam líderes com influencia no jogo sucessório de 2022.
Mas esta é uma outra história…