Consolidado como presidente reeleito, vereador pedetista discute agora a formação da chapa que vai comandar a Casa a partir de 2021; posição de segundo na linha de sucessão atrai veteranos e novatos pelo atrativo do posto a partir de 2022
Uma disputa acirrada está se desenrolando nos bastidores da Câmara Municipal; m,as não é pela candidatura de presidente, esta já consolidada em nome do atual ocupante do posto, Osmar Filho (PDT).
Os vereadores agora, novatos e veteranos, querem emplacar como vice de Osmar a partir de 2021.;
Alguns novatos, como Thiago Freitas (PTC) e Octávio Soeiro (Podemos) aparecem na lista de interessados, sobretudo pelo fato de que Osmar Filho é potencial candidato a deputado estadual em 2022.
Pela tradição da Câmara, o vice que sucede ao presidente sempre se consolida como mandatário definitivo.
Mas os dois novatos têm como adversário o veterano Dr. Gutemberg (Podemos), com fortes ligações com o prefeito eleito Eduardo Braide (Podemos).
Gutemberg assumiria o posto de vice agora para assumir definitivamente a partir de 2023.
É, portanto, fortíssimo candidato…
Marco
Em relação ao Vereador Osmar Filho, que é Presidente da Câmara do biênio 2019/2020, isso não esta vedado pela CF/88 e pela lei Orgânica de São Luìs?
Marco.
O vereador Osmar Filho é Presidente da Câmara no biênio 2019/2020 e com isso, com sua suposta reeleição, não vai de encontro com a CF/88 e A lei Orgânica do Município que veda tal reeleição?
Resp.: Não! Ele não estará se reelegendo, por que esta legislatura encerra-se em 31 de dezembro. No caso, quando ele reassumir em janeeiro, já estará em outra legislatura.
No caso, nem é uma reeleição, mas outra eleição.