Valor destinado ao Instituto Ibope é mais de quatro vezes maior que os levantamentos mais caros já registrados para as eleições de 2020; e tem o objetivo de medir a participação da deputada estadual Detinha na disputa eleitoral na capital maranhense
Articulada pelo deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL), a empresa Jakarta Publicidade LTDA. – que tem como proprietário o empresário Janderson Landim – é a responsável pela contratação do Instituto Ibope para divulgação de pesquisa sobre as eleições em São Luís.
E pagou nada menos que R$ 60,2 mil pelo levantamento.
O valor pago ao Ibope é mais de quatro vezes maior que o preço das duas mais caras pesquisas que já haviam sido registrada em São Luís.
O levantamento, que foi anunciado em blogs alinhados ao deputado federal, tem um objetivo: medir a força da deputada estadual Detinha (PL) na capital maranhense.
A divulgação está prevista para esta quarta-feira, 5.
Em 2020, o Tribunal Superior Eleitoral já recebeu registro de seis pesquisas sobre a sucessão em São Luís.
As mais caras até agora eram as da DataM e da JPesquisa, com custo de R$ 15 mil cada; a mais barata foi a da DataIlha divulgada em janeiro, ao preço de R$ 4 mil.
A mesma DataIlha registrou outra pesquisa em julho, ao preço de R$ 9 mil.
Também já foi divulgada em São Luís pesquisa do Instituto Prever, que cobrou ao contratante o valor de R$ 8 mil.
O valor do Ibope – a exemplo do que ocorre com tudo que envolve Josimar de Maranhãzinho – inflaciona os paradigmas de valores de pesquisas na capital maranhense.
Necessário, portanto, que encontre verdadeiramente o cenário real da disputa…