A empresa que adquirir o direito de exploração da rodovia que corta o Maranhão terá também que arcar com uma obra que já dura quase 10 anos, o que pode levar a novas interrupções ou aumento de custos para motorista
O blog Marco Aurélio D’Eça divulgou nesta quinta-feira, 11, a decisão do Conselho do Programa de Parcerias de Investimento (CPPI) que aprovou o processo de privatização das BR-135 e 316, duas rodovias que cortam o Maranhão.
A privatização incluirá, segundo documento do CPPI, o repasse da duplicação da BR-135, obra que se arrasta por quase 10 anos.
Serão privatizados dois trechos maranhenses da BR-135: entre Bacabeira e a localidade Outeiro – que compreende os km 51 e km 95 – e entre Outeiro e Miranda do Norte, entre o km 95 e o km 127.
São exatamente os trechos que já deveriam estar duplicados.
A inclusão da rodovia no Programa Nacional de Desestatização (PND) leva a crer que o Governo Federal quer se desfazer destes trechos para se livrar das obras.
A empresa que assumir a estrada assumirá também a realização de obras e serviços de duplicação, implantação e pavimentação de vias e recuperação, reforço, alargamento e construção de obras de artes especiais.
Em contrapartida, poderá cobrar pedágio de quem trafegar no trecho sob sua responsabilidade, que terá pouco mais de 76 quilômetros.