Desde o pleito de 2012, grupo político liderado por Flávio Dino tem usado candidatos que entram na disputa com missões específicas para desconstruir adversários; em 2020, porém, o alvo está no próprio grupo do governador
De uns tempos para cá, a relação de candidatos a prefeito de São Luís tem ganhado uma figura curiosa, que registra candidatura, assume programa eleitoral, mas sem o objetivo de se eleger.
São os chamados laranjas, candidatos cujo único objetivo é atacar um adversário específico, atraindo a atenção dele e do público, enquanto outro candidato do grupo segue navegando como verdadeira opção ao eleitor.
O símbolo dos laranjas eleitorais em São Luís é o hoje Secretário de Comunicação do governo Flávio Dino (PCdoB), Ednaldo Neves. Em 2012, assumiu este papel no ataque ao então prefeito João Castelo(PSDB) para favorecer o verdadeiro candidato do grupo de Flávio Dino, Edivaldo Júnior (então no PTC).
Edivaldo venceu Castelo, Ednaldo foi agraciado com cargos e espaços na prefeita e hoje comanda a Secretaria de Comunicação do governo de Dino.
Em 2016, não surgiu um laranja específico, mas o então vereador Fábio Câmara (então candidato do MDB), acabou usado como franco-atirador pela estrutura em torno de Edivaldo – conscientemente ou não – para atacar os adversários Wellington do Curso (então no PP) e Eduardo Braide (PMN).
Mas o próprio Flávio Dino, que hoje comanda o grupo especialista em laranjas, foi vítima de franco-atiradores nas eleições de 2008.
Naquela época, ele disputou a prefeitura contra Castelo, cresceu muito nas pesquisas, mas acabou sucumbindo quando o também candidato Raimundo Cutrim (DEM) revelou ter visto o comunista em uma visita noturna à ex-governadora Roseana Sarney (MDB), a quem Dino fazia oposição.
Nas eleições de 2020 já surgiram quatro candidatos com amplas chances de disputar o segundo turno: Eduardo Braide (Podemos), Duarte Júnior (PRB), Neto Evangelista (DEM) e Wellington do Curso (PSDB).
Há outros tentando alcançar o primeiro escalão; ou apenas marcando posição.
Quem assumirá o papel de franco-atirador?!?
Façam suas apotas e observem o candidatos…
ENGRAÇADO ISSO.
POLÍTICOS QUE SÓ FAZEM O QUE QUEREM. SEM CONSULTAR A POPULAÇÃO. SEM ATACAR O PROBLEMA NA BASE.
HÁ DÉCADAS ESTAMOS AGUARDANDO QUE UMA GESTÃO MUNICIPAL OU ESTADUAL RESOLVA O PROBLEMA DAS RUAS DO LOTEAMENTO NOVO TURU, QUE FICAM PRÓXIMAS AO MOTEL AFRODITE E BOATE ZERO UM, NO TURU.
SÃO RUAS TOTALMENTE DESPROVIDAS DE AÇÕES DO PODER PÚBLICO.
RUAS SEM INFRAESTRUTURA. ESGOTO CORRENDO A CÉU ABERTO. LIXO. MATO. TERRENOS SEM MUROS E CALÇADAS.
UMA VERDADEIRA VERGONHA.
RUAS QUE CONTRASTAM COM AS OBRAS DE QUALIDADE NARRADAS NA MÍDIA.
NUNCA APARECEU NENHUM POLÍTICO AQUI PRA RESOLVER ESSE PROBLEMA.
OSMAR FILHO, DEMAIS VEREADORES E ESSE PREFEITO FANTASMA NUNCA, NUNCA, NUNCA APARECERAM PRA PELO MENOS REALIZAR UM ESTUDO SOBRE A SITUAÇÃO.
É, O JEITO É ESPERARMOS QUE BRAIDE VENÇA E VÊ SE VAI DAR CERTO PRA GENTE.
FRACASSOU ESSA PARCERIA ENTRE O GOVERNO ESTADUAL E O MUNICIPAL.
NÃO VOTEM EM CANDIDATOS DO ATUAL GOVERNO E NEM EM ALIADOS.
É BRAIDE PARA PREFEITO!!!!
Yglesio é o dessa vez … Não tem onde correr !
Yglesio foi o recrutado, sabe articular bem as palavras, vai ganhar uma mídia, só precisa não exagerar para não aumentar a fama de doido e destemperado.
Esqueceu de colocar uma observação. Além dos laranjas há também o bobo da corte. Toda hora faz uma piadinha na internet. Próximo vídeo dele e usando uma melancia na cabeça.
O Governador Flávio Dino não está atacando Duarte Junior até porque também para quem não sabe ele não é mais candidato do PCdoB mais Dino também está o apoiando por fora lá no PRB mesmo que vocês digam que não é mais é a mais pura verdade não se facam de desentendidos a metade desues Pré candidatos estão apoiados por ele por debaixo do pano o que querem é levar as eleições para o segundo turno essa é a real
Muito bem lembrado, os grandes laranjas que favorecem um candidatos,nestas eleições deste ano, existem alguns candidatos que se lançaram só para favorecer o candidato do grupo, porque todos estão alinhados dentro do palácio e sob o comando de Flávio Dino, mas existe um em especial que talvez esteja passando despercebidos, chama-se jeisael, este vai ser verdadeiramente o laranja, está sendo produzido e criado dentro do palácio, por Edinaldo Neves com seu grupo e o aval do governador Flávio Dino, vem exclusivamente para atacar o Eduardo braide e disfarçadamente de vez em quando pincelar um outro candidato do grupo, ,esperem pra ver, um abraço