Os dois primeiros governadores foram, antes, prefeito da capital maranhense; Roseana pode ser a segunda a fazer o caminho inverso, feito antes por Castelo, se aceitar o convite do MDB e entrar na disputa de 2020
O MDB tem insistido em ter a ex-governadora Roseana Sarney como candidata a prefeita de São Luís em 2020.
Ela tem alguns empecilhos pela frente, como o fato de ter o sobrinho Adriano também como pré-candidato; mesmo assim, não tem desestimulado os companheiros de partido.
Roseana tem trunfos não apenas para ser uma candidata de peso na disputa – com recall de 25% a 30% de votos na capital – mas também uma prefeita que revolucione a história da cidade, onde tem um histórico de obras superior a todos os últimos seis prefeitos somados.
E se aceitar entrar na disputa, pode se juntar a um grupo restritíssimo, dos políticos que foram governador e prefeito de São Luís – ou prefeito de São Luís e governador – na história política do Maranhão.
Dois ex-prefeitos de São Luís conseguiram se eleger governador do Maranhão.
Epitácio Cafeteira comandou a cidade na década de 1960; e saiu da gestão para se transformar em uma lenda da política maranhense, até se eleger governador em 1986.
Jackson Lago, por sua vez, administrou São Luís por três mandatos (1988/1992, 1996/2000 e 2000/2002; e se elegeu governador em 2006.
João Castelo foi governador entre 1979 e 1982; depois disso, passou um período no Senado e tentou três vezes seguidas chegar à prefeitura, sendo derrotado em 1996, 2000 e 2004.
Ele não desistiu e elegeu-se em 2008.
A ex-governadora Roseana Sarney tem, portanto, condições de ser o quarto nome da lista de governadores-prefeitos.
Basta ter a coragem que tiveram Cafeteira, Jackson e Castelo…
Acho realmente que Roseana não tem chance de nem chegar no segundo turno, porém ela pode ajudar e muito o grupo de Flávio Dino (que acabou do a oligarquia dos Sarney no MA), pois muitos eleitores do Eduardo braide são ex apoiadores dos Sarney e que querem tira o Dino do poder … com entra de Roseana na disputa teremos certamente um segundo turno entre braide e alguém da base do governo… agora se o grupo Sarney se omite da disputa por são Luis, braide leva e prefeitura e enfraquece o grupo de Dino, passa a existir a possibilidade de Roseana ganha pra governo contra wewerton ou Brandão