Ao reconhecer, com humildade, o papel do deputado César Pires, o imortal Sálvio Dino – pai do governador Flávio Dino, ensinou também outros valores às novas gerações
Quase passou despercebido o enfático elogio que o deputado César Pires fez ao ex-deputado Sálvio Dino, quando exaltou que o mestre o ensinou várias lições.
Homem público, pai do governador, membro da Academia Maranhense de Letras e dono de uma história limpa e exemplar, Dino teve a humildade de exaltar César Pires como “tribuno que honra qualquer parlamento”, mesmo sendo deputado de oposição ao governo do seu filho.
Para o deputado, Sálvio Dino lhe ensinou o caminho da humildade e o orientou nesse sentido.
“Aprendi muito, e quero aprender ainda mais, que a humildade não tem época pra ser exercitada”, afirmou.
César Pires reconheceu que tem que rever conceitos e praticar mais os sábios ensinamentos ali professados pelo imortal Sálvio Dino, que, aliás, imortalizou na vida do parlamentar esse aprendizado.
O ex-deputado também contribuiu para que César Pires tivesse a oportunidade de pedir emprestado a Sálvio Dino frases, gestos e atitudes que o fizeram merecedor das honrarias patrocinadas pela Assembleia Legislativa, o elegendo, dentre tantos homens cultos, o palestrante das memórias dos 184 anos do Poder Legislativo estadual.
No seu pronunciamento, César Pires usou argumentos do imortal que resistiu às baionetas e fuzis, e até à perda do seu próprio mandato, para manter vivo o sentimento de liberdade do povo brasileiro.
Ao falar da sua história como parlamentar, Sálvio Dino deu motivos e exemplos para que o deputado de oposição mantivesse suas convicções, para um dia ser, também, reconhecido como homem de posição.
Que, mesmo pagando um alto preço, luta por um Maranhão melhor e mais justo…