Uma coisa é considerar o governo Nicolas Maduro nocivo ao seu povo, que deve ter dispositivos para, se quiser, livrar-se dele; outra, bem diferente, é um outro país conspirar um golpe, por mais nobres que sejam seus objetivos
Editorial
O blog Marco Aurélio D’Eça sempre criticou o apoio das esquerdas brasileiras a ditaduras como as da Venezuela, de Cuba e da Coreia do Norte. (Releia aqui, aqui, aqui e aqui)
Não há nenhuma dúvida de que os sucessivos governos bolivarianos na Venezuela, começando por Hugo Chávez, até chegar a Nicolas Maduro, empobreceu o seu povo.
Mas este blog também sempre se posicionou criticamente às intervenções imperialistas, porque defende a autonomia dos povos e de sua cultura, seja ela qual for.
Nem os Estados Unidos, nem a Rússia, muito menos o Brasil têm o direito de conspirar internacionalmente para promover um golpe de estado, qualquer que seja o país.
E a autopromoção de Juan Guaidó ao governo venezuelano é um golpe, em todos os seus aspectos.
Até a data do golpe, 23 de janeiro, foi escolhida cirurgicamente, por representar um dia histórico para a Venezuela.
Se os Estados Unidos, a Colômbia ou o Brasil quisessem mesmo “salvar o povo venezuelano”, deveriam ter agido para impedir a reeleição de Maduro, que se mostrava eivada de irregularidades.
A situação no país vizinho pode ser comparada à relação Maranhão/Brasília.
O blog Marco Aurélio D’Eça é criticamente duro com o governo comunista de Flávio Dino; e entende que sua reeleição está manchada pela marca da corrupção e do abuso de poder.
Mas imagine o presidente Jair Bolsonaro, de repente, inventar um deputado, um prefeito ou mesmo um vereador qualquer para apear o comunista do poder?!?
Esta é a situação de hoje na Venezuela.
Uma espécie de golpe contra um golpe já consolidado…
Leia também:
Maranhão: do comunismo ao Estado Islâmico…
JA ESTÁ NA HORA DO POVO VENEZUELANO TIRAR ESTE CORRUPTO DO GOVERNO E COM ISSO SE LIBERTAR DESTA DITADURA CRUEL.
UM PAÍS ACABADO QUE SÓ AINDA ESTÁ DE PÉ PQUE NO SUB-SOLO TEM PETRÓLEO.
Marco D’Eça, há muito tempo sou teu leitor. Mas há muito tempo mesmo. Vejo que teu lado esquerdista tem se aflorado de 2018 para cá, porém, respeito. O que não consigo entender é como um jornalista inteligente se presta a defender pessoas do naipe de Lula e Maduro. Falar em imperialismo? Hã? Pessoas estão morrendo de fome, outras estão sendo assassinadas no regime ditatorial de Maduro. Você sabia que esse problema na Venezuela já tem interferido no Brasil? Afinal milhares de pessoas povoam o Estado de Roraima. Pondere, Marco D’Eça, pois o que se persegue é um ditador sanguinário como Maduro e a paz da região.