Com 30,07% dos votos, Roseana preserva o espólio eleitoral que o grupo Sarney mantém historicamente no Maranhão – e com os 28% em São Luís, crava nome na capital maranhense; o tucano Roberto Rocha terá que se reinventar para 2020 ou 2022
Enquanto a ex-prefeita Maura Jorge (PSL) já anunciou sua permanência no embate político – inclusive no segundo turno – o ex-candidatos Roseana Sarney (MDB) e Roberto Rocha (PSDB) ainda mantêm silêncio sobre o resultado das eleições.
Mas o resultado das urnas para eles pode acenar com novos projetos.
A princípio, o índice de 30,07% dos votos em Roseana podem parecer pouco para quem já foi quatro vezes governadora; ela, no entanto, preservou o patamar de votos do grupo Sarney, mesmo em uma campanha adversa.
Roseana teve nada menos que 28,03% dos votos em São Luís, preservando o mesmo patamar estadual sarneysista.
A situação de Roberto Rocha é mais complicada.
O senador tucano registrou apenas 64.446 votos, ou 2,05%, uma votação catastrófica para quem havia sido consagrado quatro anos antes.
Pior para Roberto: sua vaga no Senado em 2022 tende a ser disputada pelo próprio governador Flávio Dino (PCdoB), que estará concluindo o segundo mandato; ou por Roseana, que pode fazer essa opção tática.
De uma forma ou de outra, Roberto Rocha tem quatro anos para se consolidar como senador e buscar, ao menos, garantir uma eleição de deputado federal após concluir seu mandato.
A menos que queira concorrer com dois nomes bem mais robustos…
Roseana Sarney, ainda tem salvação!, agora Roberto Rocha, terá que pedir perdão de joelhos, ao seu padrinho político, pois restou claro que aquele só é , senador graças a ele.
A branca, tem um eleitorado de 30%, cristalizado. Esse percentual bem trabalhado, dará a ela gás pra futuramente continuar viva politicamente.
Roseana perdeu essa eleição por ter negligenciado no seu último mandato, quando deixou Lobinho ir sozinho pra forca. Só resta agora a ela, dá a cara a tapa, e se possível de alguma forma, ir pensando na disputa a prefeitura de São Luís, o que daria ao seu grupo alguma sobrevivência na política desse Estado. Se o grupo Sarney esperar a próxima disputa ao governo do Estado para aparecer, esse sim será o sepultamento definitivo dele.
Irem prá puta que os pariu. kkkkkkkkkkkkkkk