Instituto admitiu que a margem aplicada no levantamento de São Luís é de 8 pontos percentuais, para mais ou para menos, o que significa dizer que os índices dos candidatos podem ser descontados até oito pontos para baixo e oito pontos para cima; coligação vai denunciar fraude explícita
O Instituto Ibope de Pesquisas admitiu oficialmente nesta sexta-feira, 5, o que pode ser um das mais absurdas irregularidades das campanhas eleitorais já vistas no Brasil. (Releia aqui)
De acordo com o instituto, sua amostragem na capital maranhense, onde o governador Flávio Dino (PCdoB) aparece com 59% e Roseana Sarney (MDB) com 32% das intenções de votos válidos, é de nada menos que 8 pontos percentuais.
Ora, se a margem de erro admitida pelo Ibope para um levantamento com 168 eleitores é de 8 pontos, significa dizer que os índices dos candidatos podem variar oito pontos para frente e oito para trás.
Neste caso, a margem é, na verdade de absurdos 16 pontos.
Aplicando-se os 8 pontos ao índice de Flávio Dino, significa dizer que ele pode estar com incríveis 67% ou com apenas 51%, no limite da vitória em primeiro turno.
Roseana, por sua vez, pode estar liquidada, com apenas 24% das intenções em São Luís; mas também pode ter exatos 40%, o que se aproxima bem mais da realidade avaliada até agora.
Perceba que, neste caso específico da capital maranhense, a diferença entre os dois principais candidatos foi medida pelo Ibope em 27 pontos percentuais.
E pode ser ainda maior, de nada menos que 43 pontos.
Mas pode ser bem menos, de apenas 11 pontos.
Basta, para isso, aplicar o “mais ou menos” de 8 pontos percentuais, como ensinam as regras estatísticas.
Prova de que o Ibope pode ter cometido um crime contra o Maranhão.
É simples assim…
E é é?
Ainda da tempo dos maranhenses votarem 16 !!!!
Semana passada o Ibope até agradou a todos, mas essa semana ela não funcionou pelo menos desde 1989
Poxa, logo o Ibope que sempre fez essas pesquisas para mirante corretamente.
flavio dino tem que aceitar a derrota