Como parte das atividades da escola Diante do Saber, em alusão ao aniversário de São Luís, foi realizado nesta quinta-feira (6) na sede da instituição, o Fórum que debateu o projeto “São Luís te quero Bela”.
Os alunos do ensino fundamental (de 7 a 8 anos) apresentaram ao deputado estadual Neto Evangelista (DEM) propostas de melhoria para a cidade.
O objetivo, segundo a diretora da escola Alana Karen, é levar ao poder público, a inquietação das crianças com relação a situação da cidade de São Luís, nos mais variados aspectos.
“A ideia é despertar o senso crítico dos alunos. Uma forma de entender o papel do político e quebrar essa concepção da sociedade de que todo político é ruim. Ao mesmo tempo, em que possibilita as crianças perceberem os direitos e deveres do cidadão”, disse Alana.
Alunos do 1º ao 4º ano apresentaram várias ideias. Entre elas, a criação de um zoológico, um projeto de reutilização da água, de reciclagem de lixo, de aproveitamento de terrenos abandonados e de revitalização de praças.
O deputado estadual elogiou a iniciativa defendendo que é preciso, além de educar e transmitir conhecimento,desenvolver o senso crítico.
“É fundamental também provocar as crianças e os jovens com o objetivo de inseri-los no processo político. No futuro teremos cidadãos mais conscientes, que lutam pelos seus direitos e espaço na sociedade”, finalizou Neto Evangelista.