Corrida pelo Senado traz outras curiosidades, como a preferência dos eleitores mais idosos pelo ministro Sarney Filho e os com curso superior por José Reinaldo, o que confirma o acirramento da disputa
Em ascensão nas pesquisas de intenção de votos, a deputada federal Eliziane Gama (PPS) confirmou seu favoritismo entre o eleitorado evangélico, sua principal base eleitoral na disputa pelo Senado.
De acordo com a pesquisa Escutec, Eliziane tem 35% das intenções de votos neste segmento religioso, superando os líderes Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV) – ambos com 25%.
Filiada à igreja Assembleia de Deus, Eliziane tem entre os evangélicos o seu principal eleitorado; a pesquisa Escutec confirma, portanto, o apoio deste segmento à deputada. (Saiba mais aqui)
Entre os católicos, Eliziane mantém a terceira colocação, mas perde 4 pontos em relação ao seu total geral, que chega a 21%.
A mesma terceira posição Eliziane mantém no eleitorado feminino, chegando a 22%; Lobão tem 29% neste segmento e Sarney Filho 26%.
Curiosamente, é Lobão quem lidera no eleitorado mais jovem, entre 16 e 24 anos.
O senador do MDB chega a 44% das intenções de votos nesta faixa etária, quase nove vezes mais que o candidato mais jovem, o deputado Alexandre Almeida (PSDB).
Sarney Filho, por outro lado, lidera entre os eleitores mais idosos, aqueles com 60 anos ou mais.
O ex-ministro chega a 34% das intenções de votos neste eleitorado, à frente de Lobão, candidato mais idoso.
A candidata do PPS supera os líderes também no eleitorado com curso superior.
Neste extrato, ela vai a 27%, contra 22% de Edison Lobão e 19% de Sarney Filho. Quem também sobe no eleitorado de maior instrução é o ex-governador José Reinaldo Tavares (PSDB), que vai a 21%.
A pesquisa Escutec ouviu 2 mil eleitores entre os dias 25 e 28 de agosto; foi registrada no TRE-MA sob o número 07603/2018
Lobão na frente?
Isso é muito estranho e entre os mais jovens