Ex-deputado analisa que o incômodo de Flávio Dino é a prova de que o ex-governador está certo quando insiste em defender a candidatura de Eduardo Braide
O ex-deputado federal, estadual, e ex-secretário Joaquim Haickel voltou a elogiar, em artigo, a postura política do ex-governador José Reinaldo Tavares (PSDB) nas eleições de 2018.
– Zé Reinaldo consegue ver mais longe que todos os membros do PSDB juntos, isso é fato incontestável! Ele antevê que a candidatura de Roberto Rocha (PSDB) poderá não deslanchar, o que vai acabar facilitando a vida de Flávio Dino, adversário a ser derrotado por todos que queiram um Maranhão livre de perseguições políticas e pessoais – avaliou Haickel.
O ex-parlamentar, que nunca teve ligações pessoais com José Reinaldo, tem apoiado a posição do ex-governador, de insistir que a candidatura do deputado estadual Eduardo Braide (PMN) é mai viável que a de Roberto Rocha.
A postura do ex-governador tem causado, inclusive, discórdia no PSDB.
– O que imagina Zé Reinado pode até não acontecer, mas isso não significa que ele esteja errado em sua estratégia, com a qual eu concordo integralmente, e que se for inteligente, Geraldo Alckmin também concordará e orientará o PSDB do Maranhão a agir neste sentido, e por sua vez, o PSDB local só terá a ganhar com isso, pois passará a ter em torno de si um grupo forte, sólido e coeso para assim se impor daqui por diante como real alternativa de poder no Maranhão – afirmou.
Leia abaixo a íntegra do artigo de Haickel:
Uma postagem que fiz no Twitter, na semana passada, causou grande repercussão nos meios políticos e jornalísticos do Maranhão. Disse eu: “A iscórdia interna do PSDB só favorece Flávio Dino!… Tem gente que quanto mais o tempo passa, mais inexperiente fica. Zé Reinaldo parece ter um omportamento errado e errático, mas só parece, pois ele entende mais de política que todos os demais membros do PSDB juntos!…”
Postei em seguida um outro comentário, complementar ao que transcrevi acima, no qual comprovava minha afirmação, ao conclamar quem se interessasse em observar que os políticos, os jornalistas e os comentaristas assalariados pela máquina governamental de propaganda, depois de instalada a discórdia no ninho tucano, pelo fato de Zé Reinaldo insistir na candidatura de Eduardo Braide, passaram sistematicamente a bater no ex-governador, tomando posição favorável ao ex-deputado e ex-prefeito Sebastião Madeira, que o criticara por ter defendido a candidatura de Braide ao governo.
Esse sintoma por si só comprova que a razão está com Zé Reinaldo, pois o lado “prejudicado” por sua atitude, o de Flávio Dino, deu sinal claro de desconforto com um possível fortalecimento da candidatura de Braide, tanto que a atacou sem dó nem piedade.
Quem não tem a devida vivência no meio político não consegue perceber essas nuances, só identificáveis por quem tem anos de prática.
Não sou próximo a Zé Reinaldo, nunca fui. Durante algum tempo fiz oposição a ele, mas sempre soube de sua capacidade de articulação, até porque seu professor foi o melhor!
Zé Reinaldo consegue ver mais longe que todos os membros do PSDB juntos, isso é fato incontestável! Ele antevê que a candidatura de Roberto Rocha poderá não deslanchar, o que vai acabar facilitando a vida de Flávio Dino, adversário a ser derrotado por todos que queiram um Maranhão livre de perseguições políticas e pessoais.
Zé Reinaldo também sabe que o candidato do PSDB à presidência da República, Geraldo Alckmin, deverá pedir às sucursais de seu partido que façam alianças que possam fortalecer sua candidatura para conseguir passar para um eventual segundo turno. (Quando eu falo de aliança elimino qualquer possibilidade de alusão a uma antiga marca de cerveja preta!…).
Somando as parcelas dessa adição elementar, fica fácil entender o motivo de Zé Reinaldo incentivar a candidatura de Eduardo Braide, o único candidato que pode ser visto como realmente novo neste cenário, o único que pode realmente desequilibrar a balança contra o favorito deste pleito.
Não estou aqui aprofundando juízo de valor sobre os candidatos, seja ele o do PSDB, o do PMN ou de qualquer outro partido! Analiso o cenário. Quem tem algum conhecimento sobre política, sabe que fatos novos costumam mudar o rumo das coisas, e é disso que precisamos agora.
O que imagina Zé Reinado pode até não acontecer, mas isso não significa que ele esteja errado em sua estratégia, com a qual eu concordo integralmente, e que se for inteligente, Geraldo Alckmin também concordará e orientará o PSDB do Maranhão a agir neste sentido, e por sua vez, o PSDB local só terá a ganhar com isso, pois passará a ter em torno de si um grupo forte, sólido e coeso para assim se impor daqui por diante como real alternativa de poder no Maranhão.
Só precisamos esperar para ver o que vai acontecer.
Quem é Joaquim Haikel?
É aquele ex-deputado que não se candidata porque sabe que não tem votos?
Kkk
Comediante
Falou tudo, caro Joaquim . Mas sinto que o egoísmo de um certo senador não permitirá que venha a surgir uma fortíssima coligação de terceira via nestas eleições. A coligação dos nossos sonhos seria PMN-PSDB-PSC-PHS-REDE. E já que Roberto Rocha quer ser governador de qualquer jeito, ele poderia entrar como Vice e em 2022 concorrer a reeleição com a descompatibilização de Braide para o Senado Federal. A chapa dos pesadelos de Dino seria Governador Eduardo Braide #33 Roberto Rocha Vice e Senador Zé Reinaldo e Senador Alexandre Almeida. É aguardar e conferir.
Joaquim Haikel está escrevendo tolice. Todos sabem da maior viabilidade de Braide. O que é antiético é Zė Reinaldo fazer abertamente campanha para este em detrimento do candidato a governador do seu partido. Se Joaquim fosse candidato, no lugar de Rocha, ficaria satisfeito com as declarações do seu correligionário Zė Reinaldo?