Uma coisa ninguém pode negar: com aceno para jovens lideranças, tanto em sua chapa quanto na estrutura do seu governo, comunista confirma sua intenção de promover a renovação política no Maranhão
A confirmação da jovem advogada Karen Barros para a superintendência do Procon-MA, em substituição ao também jovem Duarte Júnior, o governador Flávio Dino confirma uma tese já abordada neste blog.
Fica claro que Dino tenta, de uma forma ou de outra, oxigenar o poder político maranhense, abrindo espaços para jovens lideranças – ainda que a custo do autoritarismo e da opressão a outras jovens lideranças que não rezam em sua cartilha.
Seu governo abre espaço para jovens em todos os escalões.
Nomes como Diego Galdino, na Cultura; Neto Evangelista no Desenvolvimento; Duarte Júnior e a própria Karen, agora, reforçam esta ideia de governo jovem, vinculado às práticas modernas.
Na Assembleia, tem um aliado também jovem, o presidente Othelino Neto (PCdoB); e o prefeito de São Luís, Edivaldo Júnior (PDT).
Leia também:
Confronto de gerações nas eleições maranhenses…
Na própria política, o comunista acena para esta renovação, ao montar uma chapa com dois jovens candidatos a senador – Weverton Rocha (PDT) e, provavelmente, Eliziane Gama (PPS) – abrindo mão de lideranças tradicionais também interessadas na vaga.
E se confirmar como vice o secretário de Educação Felipe Camarão (DEM) – ou mesmo o deputado federal Rubens Júnior (PCdoB) – aí Flávio Dino poderá estar fazendo uma jogada de mestre no xadrez político.
A ponto de encaminhar um xeque-mate eleitoral…