Roseana Sarney deve reunir, além do MDB também o PV, o PSD e pequenos partidos; Flávio Dino terá as maiores legendas de esquerda, restando poucos partidos para os demais candidatos; Braide tem condições de encarnar Terceira Via
Embora aliados dos demais candidatos se incomodem, é clara a polarização entre o governador Flávio Dino (PCdoB) e a ex-governadora Roseana Sarney (MDB) na disputa pelo Governo do Estado.
Eles são os únicos com chapa de candidatos a senador definida ou em disputa aberta por nomes já postos – ao contrário dos demais candidatos – e são também os com poder de atração de legendas.
Flávio Dino deve reunir praticamente todos os partidos da chamada esquerda, desde o PCdoB, passando pelo PSB, PDT e PT; também terá parte da direita, com PPS, DEM, PR e PP, além de pequenos partidos.
Roseana, por sua vez, terá com seu MDB o PV e, provavelmente, o PSD, além de outros tantos de pequenas legendas.
Aos demais candidatos – mesmo aqueles como o senador Roberto Rocha e o seu PSDB, por exemplo, que rechaça a ideia de Sarney X anti-Sarney – restam poucas opções de partidos para compor chapa.
A polarização entre Roseana Sarney e Flávio Dino só deve ser quebrada caso o deputado estadual Eduardo Braide (PMN) confirme candidatura, encarnando a terceira via.
Mas esta é uma outra história…
Braide vai para o PSDB, leva o PMN e ainda pode ter o Podemos.
Agora ela tem que conquistar a confiança do comunista leonino e principalmente do povo hehehe