Deputados federais Rubens Pereira Júnior e Juscelino Filho são membros da CCJ da Câmara Federal, e vão analisar as acusações do Ministério Público antes de elas irem ao plenário
Os deputados federais Rubens Pereira Júnior (PCdoB) e Juscelino Filho (DEM) serão os primeiros da bancada maranhense a ter contato direto com a denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB)
Os dois parlamentares fazem parte da Comissão de Constituição e Justiça, para onde será encaminhada a peça do Ministério Público assim que recebida pelo presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
Temer é acusado de corrupção passiva.
A tramitação da peça acusatória na Câmara começa a partir do recebimento por Maia, que encaminha à CCJ após notificação ao presidente.
Na CCJ, Temer tem um prazo de 10 sessões ordinárias para se manifestar; a partir da manifestação ou do fim do prazo, a comissão tem cinco sessões para aceitar ou rejeitar o pedido de abertura do inquérito.
Após a votação, o parecer é lido em plenário, publicado e incluído na Ordem do Dia da sessão seguinte ao recebimento pela Mesa Diretora
A denúncia só será aceita se 2/3 dos deputados (342) votarem a favor. Neste caso, o presidente é afastado por 180, afastamento que pode se tornar definitivo se ele for condenado.
Rubens Júnior e Juscelino Filho ainda não se manifestaram a respeito do processo contra Temer…