Material abandonado em calçadas, terrenos balidos e até no meio da rua pela população representa quase 30% do total coletado na capital maranhense
O prefeito Edivaldo Júnior (PDT) fez um apelo à população nas redes sociais, após as chuvas que alagaram boa parte da cidade.
Na avaliação de Edivaldo, o lixo espalhado diariamente em lugares impróprios vai parar em bueiros e galerias, impedindo a drenagem em época de chuva.
Apesar de criticar o prefeito, este blog foi atrás da informação e confirmou que nada menos que 300 toneladas de lixo são descartadas irregularmente em São Luís todos os dias.
A informação foi confirmada pela São Luís Ambiental (SLEA), empresa responsável pela coleta e destinação do lixo em toda a cidade.
O lixo irregular representa algo em torno de 30% do total recolhido diariamente na capital, o que dá aproximadamente 10 mil toneladas a cada 30 dias.
São restos de comida, saldos de farras de fim de semana, sobras de construção e até móveis velhos, jogados em calçadas, terrenos baldios e até no meio da rua.
Com a chuvas, boa parte destes rejeitos são levados pelas sarjetas, entupindo a correnteza.
O problema do lixo aqui é algo cultural e que se agrava a cada nova geração. Parece que as escolas e inclusive os pais não estão educando os filhos a tratar desse tipo de assunto. Quando criança, aprendir na escola e com meus pais também, que lixo na rua causava uma infidade de problemas. O que acontece hoje em dia, é que o povo acha que pagar imposto, lhes dá direito de emporcalhar a cidade.
A problemática de coleta de resíduos domiciliar, dar-se-á basicamente ao fato de a Prefeitura não dispor de coleta semanal, incluindo o cronograma nos respectivos bairros, a fim de realizar as coletas de resídios considerados irregulares.
Rapaz tu é movido a dinheiro. Basta Evilson te da um cala boca tu deixa de falar da prefeitura. Tú também recebe sem trabalhar!