O deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) disse que o novo gestor da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), Marco Antônio Toccolini, terá como principal desafio implementar e dinamizar as políticas públicas nos 34 distritos indígenas existentes no país.
“Nós estamos confiantes. Acreditamos que Toccolini irá fazer um bom trabalho, à frente da Sesai, irá oferecer saúde básica de qualidade para a população que reside nessas áreas indígenas. Toccolini é um gestor experiente. Quando exerceu o cargo de secretário de Estado, durante o governo de Roseana Sarney, teve excelente desempenho, muito ajudou o Maranhão e tenho certeza que irá desempenhar a nova missão com muita eficiência”, declarou Rocha.
Diálogo
Toccolini afirmou que sua gestão será marcada pela valorização do diálogo com as populações indígenas.
“Vou ouvir cada demanda e encaminhar os pleitos com a máxima rapidez. Vou trabalhar com o mesmo empenho e comprometimento que sempre caracterizou as minhas atuações nos cargos públicos que já exerci”, destacou Toccolini.
Toccolini tomou posse na semana passada. A indicação contou com o apoio do deputado Hildo Rocha e de outros membros da bancada federal do PMDB.
Quem é Marco Antônio Toccolini?
É formado em Ciências Contábeis, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT); em Pedagogia, pela Universidade de Brasília (UnB); e em Educação Física, pela Faculdade Albert Einstein, também de Brasília.
Exerceu o cargo de Secretário de Estado da representação do governo do Maranhão em Brasília, (2010 a 2014), durante o governo de Roseana Sarney, cargo que lhe possibilitou exercer simultaneamente a presidência do Fórum Nacional das Representações Estaduais (Fonare).
Entre 2010 e 2012, Toccolini gerenciou o comitê que intermediou demandas dos índios Krikatí, referentes a impasses sobre a construção de uma rodovia que atravessa terras pertencentes aos indígenas, em Montes Altos, no leste do Maranhão.