Colocar o ministro Sarney Filho e a ex-governadora Roseana Sarney numa mesma chapa é uma jogada difícil no xadrez da política maranhense; mas, vai que…
O ministro do meio Ambiente, Sarney Filho (PV), deixou claro: pretende mesmo disputar uma vaga no Senado Federal em 2018. (Relembre aqui)
E disse mais:
– Se essa movimentação espontânea do povo maranhense continuar, dificilmente Roseana deixará de ser candidata, mas essa é uma decisão muito pessoal. (Leia aqui)
Sem dúvida, é uma difícil e arriscada estratégia por os dois irmãos para disputar vagas majoritárias na mesma eleição.
Para os especialistas, a tendência é que o eleitor faça a escolha por apenas um deles.
Mas isto é um paradigma; e paradigmas servem para ser quebrados.
Roseana disputando o Governo do Estado contra o governador Flávio Dino (PCdoB) terá um foco próprio do eleitor; Sarney Filho como candidato a senador – na mesma chapa ou em chapa diferente – terá outro foco eleitoral.
E já houve casos de irmãos ganharem o governo e o Senado em outros estados.
No Acre, Jorge Viana elegeu-se governador na mesma chapa em que o irmão, Tião Viana, foi eleito senador, ambos pelo PT.
No Paraná, os irmãos Álvaro e Osmar Dias já dividiram as vagas do estado no Senado. E para as eleições de 2018, ambos lideram a corrida pelo Governo do Estado. (Saiba mais aqui)
Deputado federal de vários mandatos, Sarney Filho nunca pode concorrer ao Senado por que sua irmã sempre esteve em mandatos no governo, tornando-o inelegível justamente nas ocasiões em que ele tinha chances.
Agora, ambos podem concorrer a qualquer cargo, já que nenhum dos dois ocupa postos no Executivo estadual.
É uma jogada arriscada, sem dúvida.
Mas, vai que…