Ex-ministro e ex-candidato a senador tem jogado a culpa na “classe política maranhense”, mas sua exoneração do FNDE – e a própria ida para o posto – têm a ver com suas próprias escolhas
O currículo do ex-deputado estadual e federal Gastão Vieira – ex-candidato a prefeito e ex-candidato a senador, ex-ministro do Turismo, ex-secretário de Educação e de Planejamento, e agora ex-presidente do FNDE – fala por si só, e não precisa provar nada a ninguém.
Mas nem este currículo foi capaz de segurar Gastão no governo do seu amigo Michel Temer (PMDB).
GastãoVieira culpa a classe política maranhense pela queda, mas seu revés tem a ver com a sua própria postura política.
Político experiente, preparado e de boa articulação, Gastão Vieira cometeu erros de amador desde a sua derrota para o Senado, em 2014. Foi a partir de então que o ex-ministro passou a alimentar uma angústia e um ressentimento que resultaram exatamente naquilo a que ele foi reduzido agora.
Em primeiro lugar, a própria articulação para sua campanha ao Senado foi um equívoco, ao achar que sua história falaria por si.
Além disso, o então peemedebista escondeu-se da campanha a governador de Lobão Filho (PMDB), tentando correr em faixa própria – e até a fazer acenos para Flávio Dino (PCdoB) – gerando desconfiança em seus antigos aliados.
E deu no que deu.
A partir da derrota, outro erro foi deixar o PMDB – por puro ressentimento – e apostar no inexpressivo PROS, como aposta no então ministro da Educação, Cid Gomes.
Foi em Gomes que Vieira apostou para chegar ao FNDE.
Mas Cid Gomes caiu meteoricamente do MEC, deixando o ex-ministro a mercê de antigos aliados – agora ressentidos por receber as costas por resposta – e dos novos, que parecem não nutrir a mesma admiração pelo ex-peemedebista.
Com ex-padrinhos ressentidos e sem alcançar de forma plena os novos aliados, Gastão sucumbiu publicamente, até ser defenestrado do posto federal.
O ex-ministro, ex-secretário, ex-deputado, ex-candidato a prefeito e a senador pode agora recomeçar do zero – se tiver a humildade necessária – a partir de uma pasta no município de São José de Ribamar.
É preciso, porém, convencer em toda sua plenitude o também difícil prefeito Luis Fernando Silva (PSDB).
Mas esta é uma outra história…
Marco, a possível ida de Gastão Vieira para a Prefeitura de são José de Ribamar só vai atrapalhar o competente Luis Fernando, pois o Gastão, pretensioso como é vai querer ser a ¨estrela da constelação¨, e só atrapalhar o trabalho do Luis.
ESSE FATO LAMENTÁVEL, DE TER TIRADO UM HOMEM COMPETENTE DO FNDE , SÓ COMPROVA A PORCARIA QUE É A POLÍTICA DO MARANHÃO.
ESSE FATO LAMENTÁVEL, DE TER TIRADO UM HOMEM COMPETENTE DO FNDE , SÓ COMPROVA A PORCARIA QUE É A POLÍTICA DO MARNHÃO.