O deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) participou de encontro com o vice-reitor da Universidade Estadual do Maranhão, Walter Canales Santana, para apresentar um balanço das ações realizadas em defesa da instituição. Professores, coordenadores e diretores de departamentos também participaram da reunião.
O vice-reitor apresentou um resumo das ações em execução e destacou três demandas que exigem providências mais urgentes: adequação do prédio do Campus de Itapecuru-Mirim; conclusão do prédio do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura (Cempea), localizado no Campus Paulo VI; a disponibilização de um canal de televisão e implantação de novos estúdios de Rádio e TV do núcleo de tecnologia da informação UemaNet.
Campus Itapecuru-Mirim
Com relação ao Campus de Itapecuru-mirim, Hildo Rocha disse que desde o ano passado tem se empenhado para conseguir a liberação dos recursos. “Infelizmente o processo ainda não foi concluído. Mas, o assunto será novamente discutido com o Ministro da Educação, Mendonça Filho. Já solicitei nova audiência com o ministro. O encontro deverá acontecer nos próximos dias.
Um detalhe significativo é que o projeto está pronto dependendo apenas da liberação dos recursos. Dessa forma, assim que os recursos forem liberados as obras poderão ser iniciadas imediatamente e em curto espaço de tempo os professores, alunos, servidores da Uema e a comunidade de Itapecuru-Mirim passarão a dispor de melhores condições de trabalho e estudos”, destacou Rocha.
Cempea
Acompanhado do vice-reitor e professores, o deputado visitou o prédio do Centro Multidisciplinar de Pesquisa e Extensão em Aquicultura (Cempea). A obra, cuja execução resulta de um convênio firmado em 2008, foi iniciada em 2011 e está paralisada desde 2014. Rocha destacou ainda que a conclusão do prédio facilitará a criação de alevinos e criará condições para se produzir rações com menor custo.
“Pude constatar, in loco, que a obra está bastante adiantada. Irei buscar, junto ao Ministério da Agricultura, a liberação dos recursos necessários para a conclusão do prédio que dará condições para que a universidade possa oferecer aos alunos e professores do curso de engenharia de Pesca melhor ambiente de ensino/aprendizagem; ampliar a oferta de cursos de extensão; aprimorar as pesquisas e realizar outras ações indispensáveis para que possamos aproveitar as potencialidades da pesca e da aquicultura no nosso Estado”, afirmou o parlamentar.
UemaNet
Rocha conheceu os estúdios da UemaNet e se comprometeu em realizar ações com o objetivo de facilitar a captação de recursos para a manutenção e instalação de novos estúdios. O deputado disse que as emendas individuais são insuficientes para atender a todas as demandas da instituição, mas apontou alternativas capazes de se chegar próximo da situação ideal.
“Irei conversar com os colegas deputados federais do nosso Estado com o objetivo pactuarmos a destinação de emendas de bancada. Dessa forma, ações que necessitam de valores mais elevados poderão ser atendidas”, destacou.
Reconhecimento
O vice-reitor, Walter Santana, afirmou que Hildo Rocha tem contribuído significativamente com a instituição e agradeceu pela nova demonstração de apoio manifestada pelo parlamentar.
“Hildo Rocha tem sido bastante atencioso com a Uema. Hoje, tivemos nova demonstração do compromisso que o parlamentar tem com a Universidade Estadual do Maranhão. Acreditamos que em breve as ações por nós realizadas irão se materializar”, destacou Santana.
Boa iniciativa, senhor Hildo Rocha. Só lamento que as coias no governo sejam feitas de forma muito lenta. Isso cria uma sensação de que nada acontece. Mas é perceptível o seu empenho. Não apenas quanto ao caso da UEMA mas com relação a tantos outros temas.
Parabéns.
O nobre parlamentar tem feito um bom trabalho.
O AMIGO HILDON ROCHA SEMPRE ESTEVE LIGADO À UEMA,INSTITUIÇÃO ONDE CURSOU ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS,E ONDE TEM MUITOS AMIGOS DE TURMA,QUE HOJE SÃO PROFESSORES EM DIVERSOS UNIDADES PELO ESTADO. OUTRO QUE NÃO DEVEMOS ESQUECER, E QUE MUITO AJUDOU A UEMA FOI O EX GOVERNADOR CASTELO QUE AUTORIZOU A CONSTRUÇÃO IMEDIATA DA ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO,ONDE HOJE TAMBÉM FUNCIONA O CFO,O CURSO DE DIREITO E CIENCIAS SOCIAIS.