Levantamento realizado sexta-feira em São Luís – apenas com eleitores que assistiram todo o programa da TV Mirante – mostrou o candidato do PMN bem à frente dos demais, tendo Eliziane Gama como a segunda melhor; prefeito fracassou em todos os aspectos
O deputado Eduardo Braide (PMN) venceu o debate com o candidatos a prefeito de São Luís, na última quinta-feira, 29, na TV Mirante.
É o que revela levantamento do Instituto Escutec feito especificamente para analisar o impacto do programa no eleitorado.
De acordo com os número, Eduardo foi o melhor para 65,40% dos entrevistados. Outros 12,40% apontaram Eliziane Gama (PS) como a melhor.
Wellington do Curso teve a preferência de 8,50% dos entrevistados do Escutec e Fábio Câmara (PMDB) foi isto como vencedor por 7,20%.
O pior candidato no debate foi Edivaldo Júnior (PDT), de acordo com a Escutec. Apenas 6.50% dos entrevistados avaliaram que ele venceu o confronto.
Metodologia
Para fazer a análise do desempenho dos candidatos no debate da Mirante, o Instituto Escutec utilizou a metodologia dos filtros.
Primeiro, o entrevistador perguntava se o eleitor assistiu ao debate. Apenas os que responderam “Sim, assistir até o fim”, respondiam a pergunta seguinte: “Quem o senhor acha que se saiu bem?”
Para o diretor do Instituto, jornalista Fernando Júnior, esta metodologia garante que a análise seja 100% respondida por quem, de fato, assistiu ao programa, e não por quem apenas ouviu falar.
Na avaliação deste blog, a influência do debate ficou clara na pesquisa Escutec de intenções de votos, divulgada nesta são pelo jornal O EstadoMaranhão, registrando uma queda de mais de 4 pontos percentuais de Edivaldo Júnior e praticamente consolidando o segundo turno em São Luís.
Como a pesquisa Escutec foi à ruas apenas na sexta-feira, 30, é possível que a repercussão do debate tenha influência direta na votação deste domingo, 2.
É aguardar e conferir…
2 Comments
Comments are closed.