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Trilhos e dormentes do VLT sumiram na gestão de Edivaldo Júnior…

Projeto apresentado em junho de 2012 na Câmara Municipal previa implantação dos primeiros 13 quilômetros de estrada de ferro , com início das obras ainda naquele período; de lá para cá, a locomotiva foi abandonada e os componentes da via desapareceram

 

Trecho inicial do trilho do VLT, por trás do Terminal da Integração, na Praia Grande: material desapareceu...

Trecho inicial do trilho do VLT, por trás do Terminal da Integração, na Praia Grande: material desapareceu…

No dia 14 de junho de 2012, o então secretário-adjunto de Trânsito e Transporte de São Luís, José Arthur Cabral Marques, apresentou aos vereadores da capital o projeto de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

Na época, o hoje titular da Agência Estadual de Mobilidade Urbana do governo Flávio Dino (PCdoB) garantiu que a licitação para a primeira etapa do projeto – uma linha com 13 quilômetros de extensão, entre o São Cristovão e o Centro, já estava em processo de licitação.

– O VLT tem três metros de largura e nós só precisamos de cinco metros de largura de via para ele passar. E São Luís tem essa excepcionalidade, pois possui avenidas de canteiros largos – observou Cabral Marques, à época. (Relembre aqui)

Adquiridos com outra finalidade, dormentes estão sendo usados como meros blocos para sargetas

Adquiridos com outra finalidade, dormentes estão sendo usados como meros blocos para sarjetas

Os trens do VLT, os dormentes de concreto e os trilhos do primeiro trecho chegaram dois meses depois do anúncio do secretário, e começaram a ser implantados imediatamente.

O custo, apenas com os vagões, foi de R$ 7 milhões.

Quatro anos depois, o projeto foi abandonado pela gestão do prefeito Edivaldo Júnior (PDT), os dois vagões estão jogados em um depósito no São Cristovão e ninguém na prefeitura consegue explicar onde foram os primeiros quilômetros de trilhos e dormentes que seriam usados no primeiro trecho.

Os dois trens estão jogados em um depósito no São Cristovão

Os dois trens estão jogados em um depósito no São Cristovão

Em 2013, Holandinha gastou mais R$ 216 mil com um projeto de viabilidade para implantar o VLT em outro trecho, a partir da área Itaqui-Bacanga. (Veja aqui)

O projeto nunca saiu do papel, os trens continuam enferrujando no depósito da Transnordestina Logística, no Tirirical, e  os gastos do atual prefeito com o VLT – apenas com aluguel e manutenção – já superam em duas vezes os R$ 7 milhões gastos por Castelo.

Mas esta é uma outra história…

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. A campanha tá chegando e esse defunto vai ser desenterrado com toda pompa e circunstância que merece. Te prepara Edivaldo que Eliziane e Wellington vão esfregar na tua cara todas as promessas não cumpridas. Tu é o Castelo da vez agora!
    Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  2. Esse VLT até hoje dá problema por conta da irresponsabilidade de Castelo.

    Resp.: Mas Edivaldo disse ter vindo pra consertar as coisas, e parece ter só piorado.

  3. Sumiram não, foram removidos pois a obra nao tinha como continuar. são luis não tem estrutura ainda.

    Removidos pra onde? Pra serem usados em sarjetas? Veja aí as fotos…

  4. Quem deveria, e deve explicar, é castelo, Que ate hoje nao explicou nada. Edivaldo ate onde entendi esta conservando os materiais guardados em deposito.

    Resp.: Esse material que tá aí, sendo usado em sarjeta, é que ta´gaurdado em depósito? Isso dá ação civil pública por improbidade. Ele tá usando material com desvio de finalidade. E talvez até pagando de novo o que já foi pago. Muita coisa ainda vai vir à tona. Aguarde…

  5. O que a população não sabe é que foi retirado porque não tinha como dar continuidade a obra. nao teria como funcionar , devido a infraestrutura não permitir que ele circulasse sem interferir outros meios. nao foi nada planejado, castelo so chegou e quis fazer algo impossivel. Deveriam era da um jeito de se livrar da maquina pra nao dar mais despesas.

  6. Me diz o que Edivaldo deveria ter feito? Continuado o devaneio de Castelo sem nenhum estudo de viabilidade e jogar mais dinheiro fora?! Ou ser prudente e guardar os vagões para que um projeto decente fosse elaborado?

  7. Ai só faltou falar que Castelo que fez o bem para São Luis. Onde tu consegue ver um VLT andando por São luis? Tantos problemas para se resolver e tem gente que ainda remoe isso! Um projeto completamento inviavel e que qualquer um pago, diria que seria uma mar de rosas.

  8. Esse projeto era superinviavel para nossa cidade.louco foi castelo que achou que iria dar certo. Só acho que deveriam dar um jeito de ver o que fazer com os vagões já que estão custando caro pra mantê-los guardados.

  9. Marcos
    Isso implica dizer que devemos elogiar essa porcaria de administração conjunta prefeitura e governo do estado ora rapaz me compre um bode
    Um abraço

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