Titular da Secretaria Municipal de Saúde tem a prerrogativa de se desincompatibilizar até o dia 2 de junho para disputar mandato majoritário, categoria em que se inclui, por exemplo, o cargo de vice-prefeita
Tem sido comum análises políticas dando conta de que a vereadora e atual titular da Secretaria Municipal de Saúde, Helena Duailibe (PMDB) está fora do páreo da disputa em São Luís.
Equívoco.
A secretária estaria fora, de fato, da disputa por vagas na Câmara. Mas pode ser candidata a prefeita e a vice-prefeita, segundo as regras eleitorais.
De acordo com a regra eleitoral, apenas para os cargos proporcionais – vereadores e deputados – o titular de um cargo público tem que se desincompatibilizar seis meses antes da eleição, no caso, em 2 de abril.
Mas para ser candidato majoritário – prefeito, governador e seus vices – este mesmo secretário pode ficar até 2 de junho, o quatro meses antes do pleito.
Ou seja, Helena Duailbie ainda pode, se quiser, ser candidata a prefeita de São Luís; ou a vice-prefeita.
Ela tem até dia 2 de junho, ou exatamente 30 dias, para se desincompatibilizar.
No PMDB, ainda tem uma corrente que defende a indicação da vereadora para compor uma das chapas em disputa.
Helena Duailibe, portanto, ainda está no páreo…
Rapá! Essa mulher está vacilando. é só chamar o mega marqueteiro Bambam que ele resolve tudo.. O cara é infalível.
ELA TEM QUE SAIR DO PMDB E SE LIVRAR DAS ORIGENS SARNEYZISTA E SEGUIR SEU LEGADO INDEPENDENTE COM UMA GRANDE PROFISSIONAL E POLITICA QUE É.
Edivaldo leva essa, com Helena ou sem Helena, pode escrever. Ela é um ótimo nome para somar com o prefeito, mas pelo que vi, ela vai ser reeleito brincando.
o melhor que ela faz é sair do pmdb e deixar eles passarem vergonha sozinhos com Fábio loucão. kkkkkkkkkk