12

1º de maio: o pau canta no Porto do Itaqui e Ted Lago se diverte no Shopping da Ilha…

Operários da área de carregamento e estiva se mobilizam desde sábado em um protesto que pode resultar numa inédita paralisação nesta segunda-feira, enquanto o chefe da Emap curte a vida sem qualquer preocupação

 

Operários têm se reunido nos últimos três dias e podem parar amanhã no Itaqui

Operários têm se reunido nos últimos três dias e podem parar amanhã no Itaqui

O Porto do Itaqui pode registrar a sua primeira greve da história nesta segunda-feira, 2 de maio.

Operários que atuam em toda a área do complexo portuário, sob a supervisão da Empresa Maranhense de Administração Portuária, a EMAP, reclamam de péssimas condições e trabalho e exploração das atividades

Desde sexta-feira, os trabalhadores se mobilizam contra empresas como Suzano, Eneva, VLI e o próprio Tegran, descumprem a lei e não utilizam mão de obra adequadamente.

Os trabalhadores se reuniram na tarde deste sábado para organizar uma paralisação inédita no Porto do Itaqui.

Presidente da Emap, Ted Lago curte o feriado do trabalho no Shopping da Ilha

Presidente da Emap, Ted Lago curte o feriado do trabalho no Shopping da Ilha

Enquanto isso, o presidente da Emap, Ted Lago, se diverte como se nada tivesse acontecido.

Esta imagem foi flagrada por volta das 14 horas no Shopping da Ilha, quando o responsável pelo Porto do Itaqui degustava seu almoço.

Por essas e por outras, o Porto do Itaqui vive a a ameaça de ser federalizado…

Marco Aurélio D'Eça

12 Comments

  1. Ted Lago não tem conhecimento algum de nada, é um bode espiatório do atual governo e por isso mesmo não sem importa com nada ou com ninguém e se fosse um cidadão de caráter pediria pra sair da Emap. O futuro do porto do Itaqui é a inércia e essa péssima gestão é a responsável.

  2. “O trabalho avulso acontece sempre com uma intermediação entre o prestador do serviço (trabalhador) e tomador do serviço (empresa). Enquanto para os demais trabalhadores avulsos essa intermediação é feita pelo respectivo Sindicato de classe, para os trabalhadores portuários avulsos essa intermediação ocorre através do OGMO – Órgão Gestor de Mão de Obra.”

    O que a EMAP tem a ver com isso? Nada.

    Resp.: Se não tem, por que Ted lago se reuniu sexta-feira com os sindicatos, achou que eles não iria radicalizar, e se sentou hoje de novo?

  3. Esse post é ridiculo, qual o problema do sr. Ted Lago almoçar no domingo com a família, nada muda a situação presente, o sujeito tem o direito ao lazer no domingo. Vamos ser mais razoáveis.

  4. Viu governador Flávio Dino!!!! Como não são mentiras a péssima administração que TED LAGO está fazendo. Uma gestão desastrosa. Um outro ponto da pior gestão governador é a segurança do trabalho!!! Em 2015 foram mais de 180 acidentes. Desse número grande parte foi com pessoas… Isso governador é reflexo de uma gestão sem visão e colocar pessoas nos lugares errados. A área de segurança e meio ambiente , está sendo uma das áreas mais afetadas pelo descaso da gestão atual. Colocaram um tal de George Bezerra, apadrinhado de Ney Bello, assim o mesmo fala pelos quatros cantos da EMAP. O cara não conhece nada, é mentiroso, só fala, só gogo é pior metido a galanteador!!!! Ai ai deixa a primeira dama sonhar… O dito cujo do também fazendo m….! Mas TED não faz se quer nada nada nada. Cai sempre na lábia do Jaca paladiumm!
    Secretaria de meio ambiente, ministério público federal, promotoriia de meio ambiente na pessoa do competente Fernando Barreto, agência nacional de transporte aquaviário, passem no porto e fiscalizem a área ambiental!! Ministério público do trabalho aloo fiscalizem a área de segurança do trabalho!!!! Depois que acontecer algo sério, falam que não foram avisados!!! Os sindicatos querem a saída do gestor da segurança da EMAP, pela inércia e incompetência!!!!!

  5. Triste ver uma matéria com esse teor justamente no dia 1° de maio,, dia do trabalhador!! É indiscutível o papel da estiva no porto do ITAQUI, são décadas a serviço do desenvolvimento do MA, com muito suor e dedicação, impossível aceitar uma gestão que ta na contramão do governo do estado , que é uma posição progressista e com a valorização do trabalhador. Nem um direito a menos p trabalhador…

  6. Total descaso com os os tpa ‘s (trabalhadores portuários avulsos) do estado do Maranhão e com o porto do Itaqui. Enquanto os pais de família vêem o seu sustento ameaçado quem deveria fazer algo pra ajudar não está nenhum pouco preocupado com a situação.

  7. Total falta de respeito com o trabalhador! Não fugiremos da luta!!!

  8. Querem acabar com uma categoria que a décadas vem ajudando no crescimento do estado, são centenas de trabalhadores que estão no porto diariamente para garantir também o sustento de suas famílias. É totalmente contrário o slogan que a EMAP usava em suas campanhas publicitárias, quando dizia: “O porto que mais cresce”. Mudou governo e continua o mesmo descaso, falta de planejamento e visão. As operadoras portuárias se aproveitam dessa fraqueza, dessa desorganização e abusam dos trabalhadores. Tendo em vista isso, olhem o que a Suzano é G5 querem fazer dentro de um porto público, víncular dezenas de trabalhadores sem causa coerente, insistem em passar por cima da lei. MAS NÃO PASSARAM, NÃO VÃO NOS CALAR!

  9. Esses são apenas alguns dos inúmeros problemas os quais os trabalhadores portuários avulsos vivenciam diariamente enquanto a administracão da emap juntamente com o sr presidente o exelentissimo sr ted lago fecham os olhos para as condicoes d trabalho vivênciadas pelos trabalhadores q d la tiram o seu sustento a emap parece q não se preocupa mais com a maior riqueza q o nosso estado possui q é o porto do itaqui a mesma faz questão d elevar taxas ao ponto d espantar seus clientes levando os mesmos a procurar portos mais distantes como belem e Fortaleza

  10. O que mais impressiona é o conlui do ogmo na perspectiva de fulminar com a própria categoria, sendo que a função do mesmo é gerir e proteger os direitos dos TPAs…
    Além disso, outra contradição é conivência, até então, da própria emap !

    • Vamos mostrar a realidade do porto do itaqui, o porto que mais cresce no Brasil hoje está a cada dia perdendo suas cargas pra outros portos enquanto os mensenarios da EMP aumento suas taxa de atração de navios, querendo cada dia acabar com a mão de obra dos TPAs ( trabalhadores portuários avulsos ) que tanto tem ajudado no desenvolvimento do nosso estado.
      #vamos a luta, TPAs unidos jamais serão vencidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *