10

Assim como o blog, Flávio Dino também vê tentativa de golpe do Judiciário…

Governador do Maranhão diz à Folha de S. Paulo que existe uma orquestração dos homens do Direito para impedir o governo Dilma Rousseff; comunista criticou também a postura do juiz Sérgio Moro

 

Dino usa a Constituição para criticar o Judiciário

Dino usa a Constituição para criticar o Judiciário

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB) confirmou hoje pela manhã uma preocupação manifestada por este blog ainda na sexta-feira 18, no post O risco iminente de um golpe do Judiciário…

De acordo com o que afirmou Dino ao jornal Folha de São Paulo, há uma tentativa de golpe orquestrada por setores do Judiciário, para impedir a continuidade do governo Dilma Rousseff (PT).

Dino usou, inclusive, a mesma comparação feita pelo blog, em relação ao golpe militar, que impôs a Ditadura ao Brasil, em1964:

–  Ontem foram as forças armadas, hoje é a toga, supostamente imparcial e democrática – afirmou o governador. (Leia aqui a matéria da Folha)

Dino participou em Brasília de um ato de juristas e operadores do Direito contra o impeachment, no Palácio do Planalto.

O comunista maranhense criticou também, mesmo sem citar nomes, seu ex-colega de turma no Judiciário, o juiz Sérgio Moro, coordenador da lava Jato. Para Flávio Dino, houve abuso de Moro ao fazer média com manifestações contra o impeachment.

– Judiciário não pode mandar carta pra passeata. E se juiz quiser fazer passeata há um caminho; basta pedir demissão. Não use a toga para fazer política. isso acaba com o Poder Judiciário. Quanto um juiz abusa, não significa que todos abusam, mas isso contamina a ordem jurídica – frisou Flávio Dino.

A intromissão do Judiciário no sistema político foi criticada também pelo ex-presidente da República, José Sarney, e pelo desembargador federal Ney de Barros Bello Filho, em artigos reproduzidos e analisados neste blog. (Releia aqui)

A crítica ao Judiciário – sobretudo por causa do comportamento do ministro do STF Gilmar Mendes, e do juiz Sérgio Moro – têm aumentado no país desde a semana passada.

A pressão visa forçar a Suprema Corte a decidir logo sobre a questão…

Marco Aurélio D'Eça

10 Comments

  1. Diante da eleição fraudulenta de 2014.,quem sofreu golpe foi Jackson Lago. E não vi Flávio Dino esperneando esse jeito.

  2. Diante da eleição fraudulenta de 2014. Quem sofreu golpe foi Jackson Lago.

  3. Marco, respeito sua ideias e comentários no blog, mas acho que você está entrando por um caminho que atenta contra a própria sua lógica política. Existem sim vários elementos para o impeachment. Não é apenas o descontentamento com uma eleição de enganação (como no caso dos juros, alterações na legislação trabalhista e aumento da inflação). Uma séria de afrontas a LRF foram praticados com assinatura da Presidente ou de auxiliares diretos. Não estou nem entrando no mérito do caso Petrobras onde o dinheiro correu solto. Assim, penso que é no mínimo ingênuo de sua parte tomar partido com aqueles que se pudessem lhe tolheriam o direito de se expressar.

  4. Em relação a Sarney, caro Deça, há q se fazer uma ressalva: ele falou em judicializaacao da política, mas disse q a culpa é dos partidos. E tem razão. Os partidos não resolvem mais as pendengas políticas politicamente, submetem questões regimentais ao judiciário, o qual não pode se furtar a solvê-las. O pt é quem mais fez uso de instrumentos judiciais para resolver questões políticas, q poderiam ser resolvidas politicamente, as mais notórias:impeachment de collor, fhc duas vezes e agora abusa de expedientes jurídicos (chincanas) para emplacar Lula, sem falar q o pt não assinou a cf/88 e agora invoca-A para se segurar no poder!!
    Dino não tem envergadura moral de falar em golpe do judiciário ou judicializaacao da política. Ele é apelão (não no sentido jurídico de apelar), um verdadeiro menino mimado q só respeita os resultados das urnas qd sai vitorioso, basta lembrarmos q nas derrotas face castelo e roseana quis impugnar os resultados das urnas, agora quer falar de golpe?!

    Dino diz q o impeachment é golpe pq não tem base jurídica e o judiciário o efetivará, mas esquece (apelão que é ) q após o trânsito em julgado, e sem base jurídica nenhuma, ajuizou ação rescisória contra os 21, 7% dos servidores do tjma (mesmo o stf tendo entendimento de q cabe o percentual referido aos servidores)

    Dino sabe q impecheament não é golpe, ou seria o legislador constituinte um golpista???

    Dino alardeia o grampo na presidenta e diz q isso viola direitos constitucionais. Mas se esquiva em explicar q o grampeado era Lula e q, além dos direitos e garantias (mesmo do presidente da República ) constitucionais não serem absolutos, o interesse publico e os valores republicanos estão acima de valores individuais de quem quer q seja.

  5. Definitivamente é incompreensível a postura do titular do blog, ainda mais se postando ao lado do governador Flávio Dino – a quem sempre atacou por sua posição ideológica – na defesa da presidanta Dilma.

    O governador até tem motivos para fazer isso, visto que vem se postando, embora equivocadamente, ao lado de uma administração federal sabidamente corrupta em toda sua extensão. Não há mais como negar toda essa sujeira do PT, Dilma, Lula et caterva.

    Os outros dois que aparecem ao lado do governador, Lupi e Ciro Gomes, já são figurinhas carimbadas como adeptos do governo petista. Lupi, até defenestrado do governo Dilma foi, por suspeita de muita corrupção, desgraça que já virou sinônimo da administração petista; contra Ciro, ainda não vi nenhuma denúncia ligando-o ao esquema de roubalheira, o petrolão.

    Dele registrei a afirmação, em entrevista no passado, que o PT não queria aliado para seu projeto de poder, mas de vassalo. E isso ela jamais seria. E eu concordo.

    Vimos, sim, em vídeo postado no blog do Luis Cardoso, desacatando, xingando, insultando com “N” palavrões manifestantes anti-Dilma, que se postaram à frente do seu prédio residencial em Fortaleza, posando de machão, chamando-os para a briga corporal.

    Se for para não contrariar a vontade do ex-senador Sarney, seu patrão-mor, Marco, ainda assim fica difícil entender, porque indica que o blogueiro abdica da verdade dos fatos para aderir à mentira, outra característica do DNA petista.

    Ora, todos sabemos que não foi o Poder Judiciário que deu as mais do que famosas pedaladas fiscais, uma violação séria da responsabilidade fiscal, e que levou toda a Corte do Tribunal de Contas da União a votar contra a prestação de contas da presidanta. Por unanimidade!

    Não foi o Judiciário que se utilizou de toda a estrutura dos Correios para distribuir panfletos da campanha de Dilma, e bloquear os do Aécio, em MG, e fazer pagamentos milionários muito suspeitos a empresa de publicidade, mediante emissão de Notas Ficais frias, 30 dias antes do segundo turno das eleições de 2014;

    Não foi o Judiciário presidente do Conselho de Administração da Petrobras, quando da compra superfaturada de uma refinaria totalmente sucateada em Pasadena, no Texas, que lesou a Petrobras em U$ 792 milhões de dólares, quando não valia mais que U$ 42 milhões a preço de mercado;

    Não foi o Judiciário que se beneficiou na campanha presidencial de 2014 com dinheiro do petrolão e do achaque a empreiteiros;

    Não foi nenhum ministro do Judiciário flagrado em conversa telefônica mais do que reveladora das reais intenções de se nomear Lula para ministro, e, assim, dar-lhe imunidade, na fiúza de que a presidenta “conta com 5 ministros” no STF, conforme delatou Delcídio.

    Em síntese: se eu tiver que listar os malfeitos da presidanta, em parceria com seu criador, aqui neste espaço, vou cansar os leitores. E este não é o meu interesse, mas, sim, o de mostrar que não se trata de golpe. O Collor sofreu impeachment, e foi muito rápido, apenas por ter recebido um Fiat Elba, carro já fora de linha há muito tempo, de presente.

    Uma merreca de carrinho desse, hoje seria gorjeta no esquema do petrolão. E seria dado até mesmo a um porteiro de hotel que tivesse visto alguma coisa suspeita por parte de algum envolvido no esquema de roubalheira.

    Quanto a falar de malfeitorias de Lula já se tornou até cansativo, tão grande é a montanha de provas contra ele. Ademais, e como disse Delcídio, até há pouco tempo de inteira confiança da presidanta e do seu mentor, ela sempre fingiu que nada sabia, que nada era com ela, conforme lhe assegurava seu ministro Mercadante.

    Assim, querer atribuir agora ao Poder Judiciário – leia-se STF – toda uma conspiração para tirar Dilma do poder, é de uma deslealdade ímpar para com a verdade dos fatos. Será que os mais de 6 milhões de brasileiros que foram às ruas protestar, no dia 13 de março corrente, perderam o juízo ou viraram massa de manobra de algum partido? Ao contrário, expulsaram Aécio e Alckmin da manifestação, pois ninguém queria político se juntando ao protesto espontâneo do povo.

    Portanto, e na visão dos brasileiros que querem passar este país a limpo, Marco, o pedido de impeachment está muito bem fundamentado com base nos fatos que não param de acontecer. Como você sabe, esse dispositivo está devidamente amparado pela Constituição. Se é assim, não há golpe de nada. O que há, em abundância, são provas contra ela. Nada mais.

    Golpe o PT vem aplicando contra o povo desde que Lula assumiu o mandato: mentira após mentira, corrupção institucionalizada como forma de manutenção do poder através da compra de aliados, desvio de dinheiro dos brasileiros para o enriquecimento de empreiteiras via construção de obras milionárias no cone-sul e na África, etc. etc.

    Enfim, defender um governo desse, ainda mais se valendo de falsas alegações como essas do texto do blog, é o mesmo que se postar contra todo o povo brasileiro, que não mais suporta o desgoverno do PT, que, por pura e simples incompetência, promoveu a derrocada da economia do país e nos deixou nessa situação terrível, da qual nem sequer temos ideia de quando sair.

    Como você costuma dizer, simples assim!

    Tarik Afif Al Moussad

    Resp.: O titular deste blog entende que as ações do Judiciário neste caso estão dirigidas com um único objetivo de acossar o PT e seu governo. E a opinião foi externada ainda na semana passada; portanto, bem antes deste encontro em Brasília de hoje, quando Dino se expressou. E se expressou no mesmo caminho, mostra apenas que o titular do blog tem a visão correta dos fatos, na mesma linha de boa parte de juristas respeitados nacionalmente e operadores do direito com larga experiência. E isso, não há como negar, muito me orgulha.

  6. Penso que os problemas do País são muito maiores que essa guerrinha de interesses onde os exércitos do sim e do não se confronta numa disputando por espaço e poder.
    Dilma cometeu um estelionato eleitoral, juntou-se aos adoradores do mercado adotando uma política desastrosa para o País, agiu deliberadamente para que os “escândalos” viessem a público e quando a coisa saiu do controle ela correu correu desesperada para os braços daquele a quem ela tanto fez para prejudicá-lo, o ex-presidente Lula.
    Lula cometeu dois erros que vão lhe custar muito caro: o primeiro foi confiar e trabalhar para eleger a Dilma; o segundo foi tentar salvar o seu desastrado mandato.
    Dilma não tem mais condições de continuar à frente da administração deste País, e para o seu próprio bem e de toda a Nação deveria entregar o governo, renunciando.
    Fora Dilma e tudo o que de ruim ela representa.

  7. ISSO É GRAVISSIMO, COMEÇO A SENTIR O CHEIRO DE UMA GUERRA CIVIL NESTE PAÍS.

  8. Acho que Flávio Dino deveria estar era trabalhando pra resolver os problemas crônicos do Maranhão que ele se propôs a solucionar, ao invés de estar em Brasília defendendo esse governo corrupto.
    Pelo que vejo estão junto com ele na foto algumas pessoas de atitudes suspeitas, inclusive um baderneiro.
    Assim questiono: Será que ele também não está a defender interesses também pessoais?

  9. Ou seja, somente os imbecis estão olhando golpe onde não há golpe. Tu e Flávio Dino são dois otários. Você, não sabe o que diz. FD, sabe o que faz. Ele tenta, a todo instante, agradar ao Lula. Há pessoas que dizem que essa bajulação é para que Lula dê sua bênção a FD numa possível corrida presidencial já em 2018. É tudo interesse vil. O ex ministro do STF e do STJ, Carlos Veloso já disse que não viu nenhuma irregularidade nos atos de Sérgio Moro e, ainda por cima, ainda deu um puxão de orelha em Lula. Agora, que é Flávio Dino e Marco D’eça frente a um Carlos Veloso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *