2

Eliziane e o PSB: parceria desde 2014…

Partido prometeu apoio à deputada federal ainda na campanha do então candidato a governador Flávio Dino, na presença do seu presidente regional Luciano Leitoa e com o testemunho de Paulo Matos, do PPS

 

Eliziane Gama com Eduardo Campos e Marina Silva: acordo desde 2014

Eliziane Gama com Eduardo Campos e Marina Silva: acordo desde 2014

 

Meados de 2014, campanha do comunista Flávio Dino ao Governo do Estado.

A deputada federal Eliziane Gama (então no PPS), foi chamada a uma reunião em Salvador (BA), com lideranças nacionais do PSB, do PPS e da, ainda em construção, Rede Sustentabilidade.

O objetivo era demovê-la da ideia de ser candidata a governadora, o que, naquelas circunstâncias, poderia mudar a história da eleição do comunista.

Após horas de conversa, o então candidato do PSB a presidente, Eduardo Campos, garantiu a Eliziane que o partido estaria com ela em 2016, em qualquer circunstância.

– Quem é o comandante do PSB de São Luís? – perguntou ao prefeito de Timon, Luciano Leitoa, presidente regional socialista.

– Pretendemos entregar a Bira do Pindaré – respondeu Leitoa.

– Não! Vamos dar a alguém da indicação de Eliziane. O projeto é elegê-la prefeita – disse Campos.

A conversa foi presenciada pela então vice de Campos, Marina Silva, outros dois dirigentes da Rede, o então candidato a senador Roberto Rocha, o deputado federal José Reinaldo Tavares e o dirigente do PPS Paulo Matos.

Eduardo Campos morreu em um acidente aéreo em agosto de 2014, em plena campanha.

Passada a eleição de 2014, Luciano Leitoa tentou conspirar contra a garantia do ex-governador a Eliziane; e tenta, desde então, construir a candidatura de Bira do Pindaré a prefeito,

E age contra a vontade de Roberto Rocha e contra a direção nacional do PSB – tanto a ala de Recife, comandada por Carlos Siqueira, quanto a de São Paulo, do vice-governador Márcio França, já fechados com Eliziane.

O prefeito de Timon tem um motivo para o apoio a Bira do Pindaré: a eventual eleição do ex-petista a prefeito garante mandato efetivo na Assembleia para o suplente Rafael Leitoa (PDT), que está no exercício do mandato.

Para não contrariar Flávio Dino – a quem também agrada a candidatura de Bira – José Reinaldo também passou a fazer média com o deputado-candidato .

Ocorre que a cúpula nacional do PSB não gosta de Flávio Dino, vê Bira como um petista e sabe que, tanto ele quanto Edivaldo Júnior (PDT) significam o fortalecimento do comunista e, por extensão, do projeto de poder Lula/Dilma/PT.

E esta é a história da relação de Eliziane Gama com o PSB, iniciada ainda em 2014.

Sem tirar nem pôr…

Marco Aurélio D'Eça

2 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *