3

Disputa de condenados em Timon…

Famílias Leitoa e Waquim, mesmo com múltiplas condenações no Tribunal de Justiça do Maranhão, ainda tentam manter o poder e influenciar politicamente o município

 

Leitoa e Waquim produzem condenações em série; mas poucos fizeram por Timon...

Leitoa e Waquim produzem condenações em série; mas poucos fizeram por Timon…

O município de Timon, no Maranhão, vive, há décadas, uma disputa política entre as famílias Leitoa e Waquim, que se revezam no comando da prefeitura.

A disputa pouco produziu em termos de desenvolvimento para o município, mas gerou condenações aos seus principais líderes, por corrupção.

Atualmente, Timon é administrado por Luciano Leitoa (PSB), cujo pai, Chico Leitoa (PDT), tem múltiplas condenações  no Tribunal de Justiça.

Leitoa-pai foi condenado pro desvio de recursos, improbidade administrativa e  outros crimes públicos. Foi assim em 2012, 2014 e 2015.

Mesmo assim, já que nunca cumpriu as penas aplicadas, ainda é o principal fiador do filho prefeito.

Mas os principais adversários dos Leitoa em Timon, os Waquim, também não ficam atrás em termos de condenações.

A ex-prefeita Socorro Waquim, que comandou o município entre 2004 e 2012, também já tem condenação no TJ, embora ainda tente voltar a disputar a prefeitura.

E é assim que a população timonense vive há pelo menos duas décadas: com duas famílias se alternando no poder e colecionando condenações por corrupção.

Sem nenhuma melhoria no município…

Marco Aurélio D'Eça

3 Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *