Famílias Leitoa e Waquim, mesmo com múltiplas condenações no Tribunal de Justiça do Maranhão, ainda tentam manter o poder e influenciar politicamente o município
O município de Timon, no Maranhão, vive, há décadas, uma disputa política entre as famílias Leitoa e Waquim, que se revezam no comando da prefeitura.
A disputa pouco produziu em termos de desenvolvimento para o município, mas gerou condenações aos seus principais líderes, por corrupção.
Atualmente, Timon é administrado por Luciano Leitoa (PSB), cujo pai, Chico Leitoa (PDT), tem múltiplas condenações no Tribunal de Justiça.
Leitoa-pai foi condenado pro desvio de recursos, improbidade administrativa e outros crimes públicos. Foi assim em 2012, 2014 e 2015.
Mesmo assim, já que nunca cumpriu as penas aplicadas, ainda é o principal fiador do filho prefeito.
Mas os principais adversários dos Leitoa em Timon, os Waquim, também não ficam atrás em termos de condenações.
A ex-prefeita Socorro Waquim, que comandou o município entre 2004 e 2012, também já tem condenação no TJ, embora ainda tente voltar a disputar a prefeitura.
E é assim que a população timonense vive há pelo menos duas décadas: com duas famílias se alternando no poder e colecionando condenações por corrupção.
Sem nenhuma melhoria no município…
Que vença o que tiver a ficha criminal menor kkk