6

Escutec: onde está a força de Eliziane?!?

Além dos altos índices de intenção de votos, apesar de todo o bombardeio contra ela, deputada é também a mais lembrada na espontânea, e, principalmente, a menos rejeitada entre os principais candidatos

 

Deputada tem carisma surpreendente e perfil popular que faz dela um fenômeno pouco visto na classe política

Deputada tem carisma surpreendente e perfil popular que faz dela um fenômeno pouco visto na classe política

Os índices da pesquisa Escutec que põem a deputada Eliziane Gama (PPS) como a favorita para vencer as eleições de São Luís são robustos.

Mas não representam, nem de longe, o escopo de sua força popular.

Pelo contrário, eles são apenas o resultado visível de outros fatores, que fazem da deputada um fenômeno popular pouco visto no Maranhão – apesar de não ter grupo político, de não ter espaço midiático e de ser claramente perseguida pelo grupo do governador Flávio Dino (PCdoB), em todas as frentes.

A deptuada na espontânea: ninguém a supra na lembrança do eleitor

A deputada na espontânea: insuperável na lembrança do eleitor

Eliziane está na política desde 2006. Venceu duas eleições de deputada estadual, estabeleceu-se como liderança na capital maranhense em 2012, e consagrou-se em todo o estado na eleição para a Câmara Federal, em 2014.

Mesmo com tantas disputas, ela tem índices de rejeição popular invejáveis, de 4,8% para ser mais exato.

Qualquer candidato com índices tão baixos de rejeição tem potencial absurdo para crescer, ainda que apresente traço nas intenções de voto. O que dizer de alguém que já está na dianteira?

Outro detalhe da força popular da deputada é a citação espontânea de seu nome entre os eleitores, mantendo-a à frente do próprio prefeito que está no comando da cidade – Edivaldo Júnior (PDT) – e do ex-prefeito João Castelo (PSDB), outro fenômeno de popularidade.

Para derrubar Eliziane vai ser preciso criar factoides negativos – e ela não tem dúvida de que o grupo de Dino vai tentar criá-los – e esperar que eles prosperem, diante de alguém com biografia tão limpa.

Eliziane é uma das poucas políticas com força popular inata surgidas no Maranhão.

Seu carisma pessoal e sua origem fazem dela um produto surgido do próprio povo.

E essas marcas são difíceis de bater…

Marco Aurélio D'Eça

6 Comments

  1. É péssima a estratégia de querer denegrir a imagem de Eliziane. Espero que Edivaldo não caia nessa e nem Flávio Dino. Se vier com esse jogo baixo eu vou votar nela e nunca mais voto em Dino e nesse grupo que hj comanda a capital e o Estado.

  2. Caro Marco, essa pesquisa, para mim, só demonstra que o eleitorado está longe de se interessar pelas eleições. Quase 60%. Acredito até que parte deste percentual está à procura de um nome diferente. De qualquer forma, pesquisas de intenção de votos refletem apenas o momento. Há um ano das eleições, servem para as especulações e movimentos. E acho que ainda há muito por vir. São Luis espera uma alternativa.

  3. Kkkkk…. A mulher tá se desmanchando nas pesquisas e tu vem com essa… Te prepara blogbabão pra inventar desculpa quando o prefeito tiver na dianteira e dizimando inclusive a possiblidade de segundo turno!!!!!!!!!!

  4. O grande problema da irmanzinha é que ela está servindo de pano de fundo pars a oligárquica sarney se locupletar dos recursos públicos da prefeitura de São Luís, vez que perdeu a mamada do governo do estado. Vocês fariam um grande favor a ela e ao povo fe são Luís se voltassem a critica- la quando ela denunciava como deputada os desmandos do desgoverno da filha mimada de Sarney.

  5. O que é visto é a emoção momentânea do asfalto espalhado nas avenidas dos bairros de São Luís. Sendo que, gostaríamos de vê as ações do prefeito junto à área da saúde, educação e transporte público.
    Na saúde temos a sociedade humilhada na fila de marcação de consulta do SUS, no Socorrão I e II pacientes espalhados nos corredores dos hospitais e funcionários sem condições dignas de trabalho, correndo o risco de uma infecção. Sendo que, o prefeito e a secretária não conseguem dá solução aos problemas.
    Nas escolas, reclamação por falta de estrutura e condições dignas de permanência de alunos e professores na maioria das escolas.
    Ônibus chamado de lata velha, que a maioria das empresas está com sua frota em circulação fora do prazo determinado por lei.
    E para finalizar vamos esperar as chuvas que estão chegando, e ai iremos vê o sofrimento da população.
    Depois iremos vê as pesquisas divulgando a popularidade do prefeito de São Luís. Será que ele ainda vai atribuir a situação à gestão anterior?

  6. “FORÇA POPULAR INATA”??
    “CARISMA”??, “ORIGEM”?? Qual??
    Conta outra, Deça. Não faz a gente chorar!

Comments are closed.