4

Arroubo e constrangimento…

De O EstadoMaranhão, com ilustração do blog

Nunca a fala de um governador sobre momento político foi tão infeliz e repercutiu tão negativamente na grande imprensa do Sul do país quanto o discurso de Flávio Dino (PCdoB) durante a passagem da presidente Dilma Rousseff (PT) por São Luís, segunda-feira, 10.

Agindo como militante do movimento estudantil, Dino fez gestos e coordenou até bandeiraços comuno-petistas, em pleno palanque em que Dilma cumpria agenda administrativa, para acusar de “golpistas” todos os que defendem o afastamento da presidente.

 

Dino, como garoto de movimento estudantil, regendo bandeiraçoSe tentou dar uma demonstração de força e prestígio político durante a passagem de Dilma Rousseff por São Luís, Dino passou outra imagem para a grande mídia – que, aliás, o via com outros olhos até as eleições de 2014.
Para a imprensa, Dino agiu como um jovem cheio de arroubos e com pouco conhecimento dos trâmites legais e dos poderes das instituições brasileiras”

 

Dino levou pancada de todos os grandes veículos – Veja, O Globo, Folha de S. Paulo – e foi ridicularizado pelos principais articulistas da internet. Sobretudo pelo fato de chamar de “golpe”, hoje, o que ele mesmo já fez em várias oportunidades.

O governador maranhense acionou seu adversário João Castelo (PSDB), nas eleições de 2008, por entender que a vitória do tucano não tinha sido legítima naquelas eleições. E ninguém classificou de golpe o seu direito de espernear. E também tentou cassar o mandato da então governadora Roseana Sarney, na Justiça Eleitoral, dois anos depois.

Sem falar na denúncia contra a mesma Roseana, já em 2014, pedindo intervenção federal no Maranhão, e na instrumentalização de advogados paulistas que inventaram um tal pedido de impeachment contra a mesma governadora na Assembleia Legislativa.

Se tentou dar uma demonstração de força e prestígio político durante a passagem de Dilma Rousseff por São Luís, Dino passou outra imagem para a grande mídia – que, aliás, o via com outros olhos até as eleições de 2014.
Para a imprensa, Dino agiu como um jovem cheio de arroubos e com pouco conhecimento dos trâmites legais e dos poderes das instituições brasileiras.

E para um ex-juiz federal, o gesto soa ainda mais constrangedor.

Publicado na coluna Estado Maior, de 12/08/2015

Marco Aurélio D'Eça

4 Comments

  1. Desculpe Brasil pelo governador no Maranhão. Sentindo muuuuiiiittaaa vergonha!

  2. Rapaz, leio varios blogs nacionais inclusive os ligados a globo e o estadao, o proprio g1, mas sò ví essa interpretaçao no teu blog.

    Resp.: Se é uma interpretação minha, é claro que você só vai ver aqui. assim como as de Noblat é do Noblat, a do Josias é do Josias. Simples assim. Aliás, se você tem dúvidas, leia no arquivo análise destes dois sobre o caso. Eles oram menos complacentes que eu, te garanto..

  3. Ele faz punho cerrado com braço erguido a la Dirceu, Genoíno e André Vargas. Aliás, estão todos presos, diga-se de passagem. Ele chama de golpe as ações que tramitam no TCU e TCE, sem falar da lava jato? Ele não acredita nas instituições republicanas de nosso país? Hummm…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *