Mesmo sem mandato, ex-presidente exerce forte influência em setores do Poder, em Brasília, e articula com chefes de poder, ministros de tribunais superiores e parlamentares a garantia da estabilidade política
O ex-presidente José Sarney é o mais ativo aliado da presidente Dilma Rouseff (PT) nos bastidores da política nacional.
Sereno e equilibrado, Sarney tem garantido, por exemplo, a postura republicana do vice-presidente Michel Temer, como revelou a colunista Tereza Cruvinel, há suas semanas. (Releia aqui)
Sarney também teve papel crucial na postura do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a quem orientou não romper com Dilma, segundo revelou o jornalita Ricardo Boechat no início da semana. (Reveja aqui)
A postura politicamente equilibrada, a serenidade e a experiência do ex-presidente tem garantido, inclusive, a diminuição dos riscos de uma explosão de ações contra Dilma na Câmara Federal.
Agora, as relações de Sarney no Tribunal de Contas da União são fundamentais para garantir a aprovação das contas de Dilma, impedindo que a oposição capitaneada pelo PSDB possa ter argumentos técnicos para abertura de um processo e impeachment da ex-presidente.
Os tucanos sonham afastar Dilma do poder agora, apostando em nova eleição, por que sabem que, a partir de 2018, o mandato presidencial será de apenas quatro anos. E querem por que querem o poder agora.
Por isso a importância política de José Sarney no cenário nacional.
Com ou sem mandato…
CARO MARCOS DEÇA
ACREDITO QUE ESTA ESTE PESO QUE VOCÊ COMENTA ESTAR IGUAL A UMA CERCA VELHA É MAIS PROVÁVEL A ALOPRADA DA DILMA CAIR ASSIM QUE SE ENCOSTAR POIS A CERCA ESTAR FRAGILIZADA INSEGURA SEM ESTABILIDADE VAI QUEBRAR E CAIR TUDO MEU BLOGUEIRO ESTE TEMPO JÁ SE FOI
Essa alma quer é reza!
Ei! Desinformado procura cair na real porque se a Dilma cair quem assume é o PMDB e pelo que tu falas é Sarney estará numa boa.
o PSDB não quer assumir essa bomba agora, igual fez o FLAVIO DINO.
Não acredito. Se assim fosse, ele não teria votado no Aécio.
toda essa influencia não serviu pra tirar o maranhão da miséria.