Estrategistas ligados ao governo Flávio Dino (PCdoB) e à gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) estimulam de forma aberta o deputado estadual e atual secretário de Ciência e Tecnologia, Bira do Pindaré (PSB) a entrar mesmo na disputa pela Prefeitura de São Luís.
Não que Dino & Cia apostem qualquer tostão na vitória do socialista, mas sua presença na disputa terá dois efeitos imediatos, segundo avaliação destes estrategistas:
O primeiro é garantir a realização de um segundo turno entre a deputada Eliziane Gama (PPS), já consolidada na primeira colocação da disputa, e o próprio Holandinha, hoje ainda em terceiro lugar.
Nenhum membro do governo cogita a possibilidade de que Bira – hoje na casa dos 6% – ultrapasse o prefeito. Ou seja, ele entraria na disputa como uma espécie de “laranja”, para favorecer Edivaldo e garantir o segundo turno.
O outro objetivo da candidatura de Bira do Pindaré é tirar de Eliziane Gama o apoio do PSB.
Ainda jogando no time de Flávio Dino, o auto-intitulado “jogador” Roberto Rocha, presidente socialista em São Luís, dá sinais de que pode apoiar Eliziane Gama, mas nem a ela dá garantias de nada. E uma negociação a bom termo pode fazer o senador-jogador mudar sua movimentação para 2016.
Diferentemente do deputado João Castelo (PSDB) – cuja entrada na disputa significaria Holandinha fora do segundo turno – Bira do Pindaré seria uma espécie de apoio a Edivaldo.
Mesmo que ele diga ser candidato pra valer…
Não é a salvação e sim um golpe no Holandinha