1

Zé Inácio destaca dia do Tambor de Crioula…

Zé Inácio destacou tambor de crioula

Zé Inácio destacou tambor de crioula

O deputado Zé Inácio (PT), usou a tribuna na manhã desta quinta-feira (18) para destacar o Dia Nacional do Tambor de Crioula que comemora-se na data de hoje, 18 de junho.

– Hoje [ontem], 18 de junho é o Dia Nacional do Tambor de Crioula quero aqui fazer esse registro em homenagem a resistência das comunidades negras no nosso estado. E o Maranhão tem a segunda maior população negra do país, talvez por isso a influência da cultura africana seja tão presente na culinária, nas expressões, nas manifestações folclóricas – ressaltou Zé Inácio.

O parlamentar é um dos deputados que tem como plataforma de governo a defesa de quilombolas, assentados, quebradeiras de coco, agricultores rurais, pescadores, entre outras classes excluídas da sociedade.

Durante discurso ele fez menção à ocupação que está ocorrendo no INCRA,há quase 10 dias por quilombolas em greve de fome que reivindicam a regularização das suas comunidades. De acordo com Zé Inácio (PT), o tambor de crioula é o que está animando essas pessoas a permanecerem nessa luta.

– Nós estamos fazendo a mediação junto a superintendência, ao Governo Federal e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, com a intenção de que a Presidenta Dilma assine os decretos, que são um dos pontos da pauta dos quilombolas. Essa luta não é somente dos quilombolas, ela é nossa enquanto parlamentar.

Tambor de crioula é considerado patrimônio cultural do Brasil

Tambor de crioula é considerado patrimônio cultural do Brasil

Zé Inácio lembrou a existência dos diversos grupos de tambor de crioula do Estado, entre eles, o Tambor Alegria do Maranhão, do Mestre Apolônio Melônio (que faleceu recentemente), Dominador da Ilha, Fé em Deus, Santa Fé, Um Canto de Amor a São Luís, Encanto de São Benedito, Santa Bárbara, Turma dos Crioulos, Arte Nossa, Sandália de São Benedito, da baixada maranhense Mestre Amaral, Ramal de Quindiua e Santa Rita de Bequimão que mantem a tradição viva.

Marco Aurélio D'Eça

One Comment

Comments are closed.