Membro da Comissão da Câmara Federal que analisa o abandono das obras da refinaria Premium, em Bacabeira, o deputado Weverton Rocha (PDT) apresentou indicações propondo ações da procuradoria da Defensoria Pública da União por indenizações ao estado, ao município e às famílias atingidas pelo abandono da obra.
– Apresentei as indicações para que tomem ciência da situação da população de Bacabeira, que também investiu tudo que tinha no sonho de desenvolvimento do município por meio da Refinaria, e hoje sofre com o cancelamento e as dívidas adquiridas. O povo de Bacabeira não ficará desamparado – disse o parlamentar.
Weverton toma por base as ações que os órgãos do Ceará adotaram, diante do abandono, também, da refinaria de Pecém.
Ontem, em mais uma das audiêcias da comissão, foram ouvidos o procurador Geral do Estado do Ceará, Juvêncio Vasconcelos Viana, o Procurador Geral de Justiça do Estado do Ceará, Ricardo de Lima Rocha, e o Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/CE, Fábio Zech Silvestri.
Os representantes cearenses defendem que o estado não aceite a devolução pura simplesmente dos bens cedidos à Petrobras (como terrenos), atitude defendida pelos diretores da empresa também em relação ao Maranhão.
Já a OAB/CE, diante do desastroso impacto na população, é favorável em acionar a Petrobras na justiça.
No Maranhão, a OAB sequer se manifestou sobre o assunto…