Membro da Comissão da Câmara Federal que analisa o abandono das obras da refinaria Premium, em Bacabeira, o deputado Weverton Rocha (PDT) apresentou indicações propondo ações da procuradoria da Defensoria Pública da União por indenizações ao estado, ao município e às famílias atingidas pelo abandono da obra.
– Apresentei as indicações para que tomem ciência da situação da população de Bacabeira, que também investiu tudo que tinha no sonho de desenvolvimento do município por meio da Refinaria, e hoje sofre com o cancelamento e as dívidas adquiridas. O povo de Bacabeira não ficará desamparado – disse o parlamentar.
Weverton toma por base as ações que os órgãos do Ceará adotaram, diante do abandono, também, da refinaria de Pecém.
Ontem, em mais uma das audiêcias da comissão, foram ouvidos o procurador Geral do Estado do Ceará, Juvêncio Vasconcelos Viana, o Procurador Geral de Justiça do Estado do Ceará, Ricardo de Lima Rocha, e o Presidente da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/CE, Fábio Zech Silvestri.
Os representantes cearenses defendem que o estado não aceite a devolução pura simplesmente dos bens cedidos à Petrobras (como terrenos), atitude defendida pelos diretores da empresa também em relação ao Maranhão.
Já a OAB/CE, diante do desastroso impacto na população, é favorável em acionar a Petrobras na justiça.
No Maranhão, a OAB sequer se manifestou sobre o assunto…
Minha gente,
Que a paralisação das obras de instalação da Refinaria Premium I, em Bacabeira, causou prejuízos financeiros, materiais e até a destruição do sonho de muitos jovens, que frequentaram cursos de qualificação de mão de obra para nessa refinaria trabalhar, não resta a menor dúvida.
Felizmente, durante todo esse processo ninguém perdeu a vida, mas como já disse apenas prejuízos financeiros, materiais e o sonho de muitos jovens. Esse é um projeto que, infelizmente, não tem a mais remota condição de ser retomado, pelo menos nos próximos 10 anos.
O deputado está fazendo seu papel como defensor dos direitos do povo maranhense? Está, mas sabe que isso não vai dar em nada. O desinteresse desse governo, hoje de baixa moral, para solução de problemas que têm afetado a vida de comunidades é flagrante. Vale lembrar aqui o descaso com que foi tratado aquele terrível desastre na região serrana do Rio de Janeiro, onde centenas de pessoas perderam a vida. O governo comprometeu-se a dar-lhe um novo lar. Mas isso, como se sabe, continua só na promessa depois de 5 anos.
No caso da Refinaria, parece que nossos políticos não perceberam, ou fingem não perceber, que a Petrobras perdeu sua capacidade de investimento até mesmo para projetos em andamento, como a refinaria Abreu e Lima e o Complexo Comperj, no RJ.
Empregados de empresas terceirizadas pela Petrobras brigam na Justiça para receber salários atrasados, e fornecedores não mais recebem pagamento em dia. O buraco em que a corrupção, via governo do PT, meteu a Petrobras, é um problema de difícil solução, pelo menos para os próximos 10 anos.
Essa á a realidade do mercado. Não adianta A ou B querer dourar a pílula e continuar falando nessa refinaria, pois vai acabar cheirando a novo estelionato eleitoral, já que haverá eleições em 2016.
Gente, o país já está numa baita mistura de estagflação com recessão, se é que é possível a mistura dessas duas catástrofes ao mesmo tempo.
Como maranhense, também me sinto frustrado, mas já calejado o suficiente para não mais me deixar enganar nem mesmo pelo canto de uma nova e bela sereia.
Raphael Vilhena
Já tenho uma ação deste tipo e ta parada numa vara de fazenda pública não tenho problema com isso uma hora sai e agora que os políticos estão entendendo desta forma talvez o Juiz julgue a ação.
Esperamos que todos os outros deputados se emprenhem nesse caso também e não deixe esse crime com o dinheiro publico passar em vão, assim como passou o Polo de Confecções.
DEPUTADO ATUANTE E TRABALHADOR, MEU VOTO NÃO FOI EM VÃO, TENHO CERTEZA, É DE LUTA.
Muitas familias endividadas porque investiram tudo que tinham na esperança de um futuro melhor para seus filhos com vinda da Refinaria.
Muito bem deputado, a população daquele município e municípios vizinhos não podem pagar por esse jogo eleitoral que as Famílias Lobão/Sarney montaram aqui para iludir a população e se elegerem.