7

Agiotagem: só cortina de fumaça…

Editorial

A prisão de empresários e prefeitos ligados à agiotagem, hoje, no Maranhão, foi mais uma etapa das operações da polícia que, parecem programadas para atingir apenas adversários do governo Flávio Dino (PCdoB).

E é por isso que, tanto esta quanto a primeira – que levou para a cadeia o empresário Eduardo Barros, o Imperador – são vistas pelo blog como meras cortinas de fumaça para encobrir problemas na gestão da “mudança”.

E por tal desconfiança ignoradas no noticiário desta página.

A operação de hoje pode ter o condão de abafar problemas bem maiores, mais graves do ponto de vista social, e que ao governo interessa serem jogados para debaixo do tapete.

São ações típicas de “gabinetes de crise” de “guerra de guerrilha”, em que uma ação positiva – em um estado aparelhado ideologicamente – tem o objetivo de encobrir casos negativos.

Casos como a execução do presidente da Câmara de Santa Luzia, filiado ao próprio PCdoB do governador, sinal de que a pistolagem volta a agir com força no “governo da mudança”.

Casos como a morte do estudante Rondinely Ferreira, vítima de um assalto a ônibus, que também parecem ter retornado com força no “governo da mudança”.

Casos como a fuga de menores infratores de um centro de reabilitação no Turu, sinais de que o “governo da mudança” não consegue operar o sistema.

E casos como as mortes em série no Hospital de Coroatá, negadas pelo “governo da mudança” e agora confirmadas em relatório funcional do próprio hospital.

Repetição

E a ação de hoje parece seguir uma orientação orientação política, da mesma forma que parece ter ocorrido na ação do final de março.

Naquela época, o governo sofria desgaste pela fraude descoberta em um projeto de lei, no qual Dino tentou alterar a situação dos oficiais da polícia Militar enxertando em uma Medida Provisória artigo sobre outro assunto.

Flávio Dino também sofria desgaste pelo reajuste da passagem de ônibus em São Luís, que atingia seu principal afilhado político, o prefeito Edivaldo Júnior (PTC).

Na época, a prisão dos agiotas tiraram de foco os temas polêmicos, exatamente como ocorre agora.

Este blog sempre defendeu a investigação séria e rigorosa contra a agiotagem no Maranhão – contra todos os agiotas, não apenas aqueles apontados a dedo.

Mas não aceita que o tema seja usado de forma política para atender a interesses do “governo da mudança”…

Marco Aurélio D'Eça

7 Comments

  1. Esta corretissima sua analise, eu quero ver e quanto estourar uma bronca que nao pode ser jogada pra debaixo do tapete. Esse Governador pode ter uma certeza, ele não sera reeleito, nao com meu voto

  2. Se fizer mesmo o limpa e punir todos os responsáveis pelos crimes vai sobrar poucos prefeitos e ex-prefeitos e agiotas do Maranhao. Prisão em todos eles!!!

  3. Deça você como sempre brilhante em sua visão.
    Faltou o maior detalhe, a morte do Décio não foi culpa da agiotagem cono as autorudades tentam fazer parecer, mas podem prender os 217 prefeitos do Marabhão mas a morte do Décio eu não vou engolir, sei quem mandou matar o Décio…

  4. Marco, esse tema é extremamente perigoso de ser tratado, a morte de Décio comprova isso. Mais perigoso ainda é a estreita relação do governo da “mudança” com a agiotagem. Horizonte sinistro para o Maranhão.

    • Reps.: Com certeza Zé do Riba, é um câncer que precisa ser extirpado do MA. Infelizmente, a classe política está toda enrolada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *